Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Case CERTEA da Prefeitura de Ananindeua conquista "Prêmio Roma de Inovação".

Prefeitura de Ananindeua conquista o "Prêmio Roma de Inovação e Sustentabilidade 2023".

24/11/2023 12h52
Por Klyvia Soares (SESAU)

Na noite da última quinta-feira, 23, a Prefeitura de Ananindeua conquistou o "Prêmio Roma de Inovação e Sustentabilidade 2023", com o Case de sucesso Centro Municipal Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA).

Dayane Lima, Secretária de Saúde do Município.O CERTEA foi inaugurado pelo prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, com emenda parlamentar da Deputada Federal Alessandra Haber, sendo um marco na municipalização do atendimento ao espectro autista, preenchendo uma lacuna na rede básica de saúde. Inovando como o primeiro centro Público Municipal do Estado Pará, em atendimento aos pacientes com autismo. "No Centro especializado, detectamos e realizamos o tratamento dessas crianças e jovens. Trabalhando a causa cognitiva, social e motora. Para preparando-a para que possa ser independente para realizar os seus trabalhos, seja em faculdades ou do primeiro emprego." explicou, Dayane Lima, Secretária de Saúde do Município que representou a Prefeitura de Ananindeua para receber o prêmio.

Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel ao lado da Deputada Federal, Dra. Alessandra Haber e da família Certea.Para o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, o reconhecimento pelos feitos positivos em todas as áreas da Gestão, que o município vem recebendo, é de extrema importância, já que evidencia o resultado positivo de toda a reestruturação realizada desde o início da gestão no município. "Nosso CERTEA inaugura um processo importante que defendemos para ampliar o atendimento da nossa população, que é a municipalização dos centros especializados em reabilitação e inclusão de pessoas com TEA. Agradeço aos realizadores dessa noite de premiação; a nossa Secretária de Saúde, Dayane Lima que nos representou e a toda nossa equipe da SESAU. Sou grato a Deputada Federal, Dra. Alessandra Haber, por ser a responsável pela implementação do primeiro CERTEA municipal, com emenda parlamentar que viabilizou essa política pública em nosso Município." declarou, na ocasião, o Prefeito. 

Sobre o case vencedor, o CERTEA

O CERTEA de Ananindeua, conta com um serviço multiprofissional e visa um tratamento mais abrangente, sendo acompanhado pelo Grupo de Trabalho em Acessibilidade e Inclusão de Ananindeua (criado por decreto municipal 1.501, 26 de outubro de 2023), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), com apoio e articulação do gabinete do prefeito, representações de 13 secretarias municipais (SEMCAT, SEMED, SEMUTRAN, SEMUPA, SESDS, SELJ, SEGOV, SEMAD, IPMA, SECULT, SESAN, SEDEC e SEHAB); Câmara Municipal de Ananindeua e OAB/PA . 

O CERTEA (Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista), está localizado na Avenida Cláudio Sanders, no bairro do Maguari, e se destaca por ser o primeiro municipal do Estado do Pará dedicado ao trabalho específico com o transtorno do espectro autista.

O funcionamento do CERTEA é abrangente, abordando tanto a reabilitação física quanto a intelectual. O horário de atendimento é estendido, das 7:30 às 18 horas e acolhe pacientes encaminhados do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e, posteriormente, atende a outras demandas provenientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras unidades de referência.

O acesso aos serviços do CERTEA não é pelo formato de porta aberta; os usuários devem ser referenciados a partir da rede de atenção básica. Pacientes com TEA que já recebem atendimento nos CAPS, após avaliação clínica, serão encaminhados para o atendimento multiprofissional no centro. A equipe é composta por profissionais especializados, incluindo Ortopedia, Fisioterapia, Psiquiatria, Neuropediatria, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Educação Física e Psicologia.

A premiação busca reconhecer as empresas do setor público e privado.

Prêmio Roma de Inovação e Sustentabilidade

A premiação foi criada para valorizar iniciativas de empresas que investem e se destacam por inovar em suas áreas de atuação, e neste este ano, esteve em sua segunda edição.

Em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA), a premiação busca reconhecer as empresas do setor público e privado, que durante o ano anterior impactaram o mercado paraense e trouxeram soluções sustentáveis e inovadoras para seu segmento. Este ano, o Prêmio Roma trouxe como tema “O futuro é agora e inovar é urgente” e contou com novidades. Uma delas foi o Selo Inovação e Sustentabilidade, que destacou as empresas como uma espécie de certificação de empresa inovadora. O selo foi elaborado por estudantes da Unama. Outra grande inovação do evento foi a categoria especial para mulheres, com o intuito de valorizá-las.