Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Alunos em período de provas da 2ª fase da OPA 2023 - Olimpíada Pedagógica de Ananindeua

22/11/2023 15h59
Por Jordan Navegantes (PREFEITURA)

211 turmas participantes.Nesta quarta-feira (22), iniciaram as aplicações das provas da segunda etapa da OPA (Olimpíada Pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua). Na primeira edição, ano 2023, quem participa são os alunos das turmas de 5.º e de 9.º ano.

Ao todo, mais de 6.000 alunos realizam as provas, distribuídos em 211 turmas participantes e em 67 unidades escolares inscritas.

Yngrid Vitória e Mizael Júnior.

Com a OPA, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vai premiar uma turma de 5.º e  de 9.º ano com uma viagem internacional para imersão nas origens da língua português e também para diversão na EuroDisney.

Mizael Júnior (15), aluno da EMEF.

“Eu quero tirar uma boa média nessa prova, quero ajudar não só a escola, como a turma do 9.º ano, porque estamos lutando pela viagem que vai  e a expectativa é de um bom desempenho pois eu estudei muito. Não só eu, como meus colegas de sala”, disse Mizael Júnior (15), aluno da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Lúcia Wanderley).

A Olimpíada Pedagógica de Ananindeua possui características do conceito de 'meritocracia solidária', com coloração e trocas mútuas, onde o objetivo é que todos aprendam juntos.

Yngrid Vitória (14), também aluna da EMEF.“Eu estudava bastante não só na escola, como em casa. Eu tô com uma expectativa muito alta de tirar uma boa média nas provas da OPA, porque, aqui, a escola tem uma forma muito boa de ensinar e, provavelmente, todo mundo daqui se sairá bem”, contou a aluna Yngrid Vitória (14), também aluna da EMEF Professora Lúcia Wanderley.

As provas realizadas no dia 22 de novembro de 2023, foram de Língua Portuguesa. Já no dia 23 serão as provas de Produção Textual. E no dia 24 a vez das provas de Matemática.

João Paulo Lima.

João Paulo Lima, gestor da escola Lúcia Wanderley, destaca que todos os materiais pedagógicos e de apoio fornecidos pela SEMED, e também os desenvolvidos pela unidade de ensino e professores fizeram a diferença para uma boa prova dos alunos: “isso tudo está dando resultado”, disse.

O gestor credita que o ano foi bem produtivo e que os alunos estavam preparados para a segunda etapa da OPA 2023: “e agora estamos finalizando o ano com essa prova tão importante e espero que dê tudo certo”, contou o educador.

Vale lembrar que os alunos de 5.º e de 9.º Ano participaram de diversas provas ao decorrer do ano. Entre as provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), SisPAE (Sistema Paraense de Avaliação Educacional), avaliações diagnósticas e a própria OPA.