Notícias
SEMED realiza formação para manipuladores de alimentos com a Vigilância Sanitária e emite carteira aos profissionais
Por Jordan Navegantes (SESAU)
Manipuladores de alimentos.Durante esta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), realizou a segunda formação anual para manipuladores de alimentos das escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino (RME). Desta vez, uma formação em parceira com a Vigilância Sanitária do município, com palestra repleta de informações, instruções e atualizações.
Ao todo, mais de 200 manipuladores de alimentos participaram da programação, parte de manhã e outra parte à tarde, no auditório Altimá Alves, no prédio sede da SEMED.
Técnico municipal de Vigilância Sanitária, Diego Barros.Quem ministrou a palestra foi o técnico municipal de Vigilância Sanitária Diego Barros. “Hoje, foi feito um treinamento para os manipuladores de alimentos sobre boas práticas. Treinamento esse que anualmente é atualizado, pois as práticas são muito dinâmicas. Falei sobre atualizações, sobre boas práticas de armazenamento dos alimentos, de tratamento do ambiente, da higiene pessoal, de uma forma conceitual, mais dinâmica, de maneira que a informação chegue de forma agradável aos participantes da formação”, explicou o palestrante.
Diego estava acompanhado de Elidiany Borges e Jacirema Nascimento, agentes da Vigilância Sanitária que fizeram a emissão da Carteira de Manipulador Alimento aos participantes que já passaram por todas as etapas para a obtenção do documento.
Manipuladora de alimentos,Sandra Monteiro.Manipuladora de alimentos do Anexo 1 da escola Lúcia Wanderley, Sandra Monteiro participou da formação e já está toda documentada. “Achei muito importante na formação quando falaram sobre a higiene e sobre o armazenamento e manipulação dos alimentos. Por isso é tão importante aprender com a Vigilância Sanitária. E estou toda com minha documentação em mãos”, disse a servidora.
Lilian Monteiro, responsável técnica pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), explica que as formações com os servidores que trabalham como manipuladores de alimentos são realizados duas vezes ao ano pela SEMED, sendo uma vez por semestre. E ressalta a importância da emissão da carteira de manipulador de alimentos. “Para que a Vigilância Sanitária emita esse documento à servidora, ela precisa, antes, ir ao posto de saúde fazer diversos procedimentos, tirar a carteira de saúde, depois participar da nossa formação com a Vigilância, para só assim conseguir sua carteira de manipuladora de alimentos”.
Formação em parceira com a Vigilância Sanitária do município.