Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Parque Seringal promove atividades do projeto "Bem-Estar e Mais Saúde na Terceira Idade"

As atividades do projeto têm o objetivo de promover o bem-estar da população idosa do município.

26/10/2023 13h25
Por Denis Baima (GABINETE)

Alunas do projeto ″Bem-Estar e Mais Saúde″, fazendo aula de dança.Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeitura de Ananindeua, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), realizou no Museu Parque Seringal, localizado na Cidade Nova VIII, e em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA) de Ananindeua, aulão temático alusivo ao "Outubro Rosa" com idosos do projeto "Bem - Estar e Mais Saúde" do Parque Seringal.

O projeto "Bem - Estar e Mais Saúde" do Parque Seringal existe há 4 anos e atende cerca de 120 mulheres na faixa dos 70 a 80 anos diariamente, com aproximadamente 280 mulheres cadastradas no projeto. E uma vez por mês o Parque realiza aulas temáticas, abordando assuntos de relevância para a vida dos participantes do projeto.

Alunos da Unama

Este mês o tema abordado foi a conscientização do exame de mama e sua detecção precoce, e contou com o apoio dos alunos do projeto do Parque e da UNAMA, que levou ao Parque alunos do curso de psicologia da universidade para realizar atividades e mini palestras com temas diversos para o bem-estar da terceira idade, como: o estatuto do idoso, exercícios de cognição, autoestima, ansiedade, manuseio de máquinas de cartão e outros. Ao todo, doze equipes de alunos se dividiram para abordar temas que contribuem para uma melhor qualidade de vida dos idosos do município.

Luciana Castro, gerente do Museu Parque Seringal.

A gerente do Museu Parque do Seringal, Luciana Castro, falou um pouco sobre o evento. "Hoje nós estamos trabalhando a temática do 'Outubro Rosa', que é a conscientização e a importância do exame de mama. Nós estamos com a parceria da UNAMA que hoje está oferecendo os seus serviços às alunas do nosso projeto. Sempre uma vez no mês, nós realizamos esses tipos de atividades, e com apoio de várias instituições do município", disse Luciana.

Coordenadora e Professora do curso de Psicologia Giane Souza e Anny Brandão.A coordenadora do curso de Psicologia da UNAMA, Giane Souza, e a professora do curso de extensão, Anny Brandão, falaram sobre as atividades do curso e sua importância na comunidade.

"A disciplina tem o objetivo de trazer para a comunidade a educação, que é o seu 'papel' na sociedade. Então a gente trouxe hoje 12 equipes, que são os alunos do segundo semestre do curso de psicologia, tanto do turno da manhã como do turno da noite, eles se dividiram em equipes. E cada equipe está trazendo um projeto para ser desenvolvido aqui no Parque Seringal e agregar conhecimento ao projeto dos idosos do Parque", disse Giane.

"Nós estamos aqui com esse projeto dessa extensão universitária, que é uma disciplina da nossa universidade, trazendo informes para a sociedade. Nós temos várias equipes aqui no local e pelas redondezas fazendo panfletagem sobre o 'Outubro Rosa' e também 'O Novembro Azul', já adiantando a temática do próximo mês. Então, é de suma importância esse projeto, tanto para a gente, a universidade como para a sociedade", falou Anny.

Aluna da UNAMA ensinado aluna do projeto a usar a máquina de cartãoEm um momento em que o envelhecimento da população e a conscientização sobre a saúde ganham destaque, eventos como esse demonstram o impacto positivo que projetos e ações voltados para idosos podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e ajudar a população a enfrentar as mudanças do mundo e os desafios que chegam na terceira idade.

Aluna do projeto Norma LimaA aposentada Norma Lima, 63 anos, participa do projeto "Bem-Estar e Mais Saúde" do Parque Seringal desde seu início.

"Eu acho maravilhoso participar do projeto. A gente faz passeios, realiza atividades, cuida da saúde e conhece pessoas novas. E eu participo porque me faz muito bem", disse a aposentada.

O aulão temático do Museu Parque Seringal em parceria com Universidade da Amazônia reforça o compromisso das instituições públicas e privadas em promover o conhecimento e o bem-estar em suas comunidades.

Alunas do projeto participando de atividades.