Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

SEHAB realiza visita técnica na ocupação Pedro Cavalheiro para remanejamento habitacional

17/10/2023 13h41
Por Denis Baima (GABINETE)

Na manhã desta terça-feira (17), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e apoio da Defesa Civil de Ananindeua, realizou uma visita técnica na Ocupação Pedro Cavalheiro, localizada no bairro do Aurá, na área do Mariguella. 

O objetivo da visita foi efetuar um levantamento técnico, visto que a área será desocupada para um projeto de remanejamento habitacional, devido aos riscos associados às fortes chuvas que frequentemente atingem o município. 

Servidor da SEHAB fazendo o cadastro de morador.A comunidade em questão, enfrenta sérios problemas devido à situação de vulnerabilidade causada pelas fortes chuvas, que têm resultado em inundações que prejudicam as famílias que ali residem. Tornando urgente a necessidade de realocação das 31 famílias que residem no local.

O prefeito Dr. Daniel Santos demonstrou seu comprometimento com os moradores do local, autorizando a visita técnica, e garantindo que as famílias afetadas pelas adversidades do clima sejam acompanhadas de perto em todo o processo habitacional.

Alciney Veras (camisa verde) com equipe da SEHAB e Defesa Civil .Segundo o diretor de habitação, Alciney Veras, a visita técnica busca viabilizar os direitos das famílias que vivem em áreas de risco. Ele destaca a importância da aprovação do prefeito Dr. Daniel Santos e do secretário de Habitação Alexandre Gomes, para ajudar essas famílias em situações difíceis, devido à falta de infraestrutura e saneamento básico em suas áreas de residência.

“Nosso papel, hoje, foi fazer o pré-cadastro dessas famílias para poderem ser retiradas do local com a maior urgência possível. Fizemos imagens fotográficas técnicas e vamos realizar um dossiê para encaminhar a Caixa Econômica Federal para análise e assim que possível, remanejar essas famílias para um novo empreendimento habitacional”, explicou o Diretor.

Dona Cléia e Dona AnaMoradoras da Ocupação Pedro Cavalheiro há 8 anos, conhecidas na comunidade como "Dona Cléia" e "Dona Ana", agradecem a Prefeitura de Ananindeua por “olhar” para os moradores que vivem em situações inseguras de moradia e ressaltam as dificuldades de morar no local.

“Convivemos com os constantes alagamentos, e nos preocupamos com nossas crianças, pois elas querem brincar e precisamos dessa ajuda. Só queremos uma moradia digna”, falou "Dona Cléia".

“Quando chove o canal transborda e invade nossas casas, sempre perdemos móveis, ficamos doentes, nossos filhos não podem sair, e precisamos do amparo da prefeitura”, disse "Dona Ana".

Todo o processo de remanejamento seguirá os critérios do programa "Minha Casa Minha Vida" (MCMV) e garantirá que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a moradias mais seguras e adequadas.

Famílias que foram atendidas pela SEHAB. A realocação dessas famílias é uma medida necessária para garantir a segurança e o bem-estar delas. Além disso, o projeto demonstra o interesse da prefeitura em encontrar soluções para comunidades em situação precária e melhorar a qualidade de vida dos moradores. 

O processo de reassentamento é complexo e envolve encontrar terrenos novos e seguros, construir habitações adequadas e fornecer apoio social às famílias afetadas. No entanto, com o comprometimento da equipe da SEHAB e o apoio do prefeito Dr. Daniel, espera-se que as famílias da Ocupação Pedro Cavalheiro no Mariguella, possam ser remanejadas para outro local em breve, onde poderão viver em paz e com segurança.