Notícias
Mais de 860 crianças se divertiram no lado Norte de Ananindeua com o projeto Brincadeira de Rua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Todo mundo já está “careca” de saber que as crianças têm muita energia para gastar e as que moram em Ananindeua não são diferentes. O pequeno Marlison Santos, de 5 anos, correu, brincou e se divertiu durante a ação alusiva ao Dia das Crianças no município. “Já fui várias vezes no pula-pula, brinquei pega-pega, futebol e amarelinha. Brinquei bastante. Queria que tivesse essas festas todo final de semana”, disse o menino.
O evento faz parte do projeto “Brincadeira de Rua”, uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além assegurar o direito de convivência social, lazer e cultura às crianças e adolescentes.
“Promover o lazer e a alegria estão entre as primeiras necessidades de qualquer criança, por isso temos o projeto Brincadeira de Rua nos nossos CRAS. Brincar é um direito humano. E hoje estamos finalizando essa ação comemorativa ao Dia das Crianças aqui na Praça do CRAS Curuçambá, onde mais de 500 moradores do lado Norte de Ananindeua puderam se divertir e interagir com seus filhos”, frisou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.
Nesta quarta-feira (11), a ação contou com a parceria do Instituto Recomeçar e a participação de crianças, adolescentes e adultos, que se divertiram com roda de conversa, contação de história, brincadeiras socioeducativas, distribuição de brindes e lanches.
Ane Caroline, acompanhou os filhos e enfatizou a importância de ações nesse sentido. “O dia está divertido e é muito bom reunir a família. Não me lembro de nada parecido na cidade. É uma festa grandiosa. A Ketlen e o André não querem voltar para casa”.
Sáida Hernandes, venezuelana da etnia Warao, que escolheu viver em Ananindeua, aproveitou a oportunidade para levar os filhos para brincar. “Eu fico muito feliz com eventos como este, meus filhos precisavam brincar com outras crianças”, comentou.
Samile Bruna, de 9 anos, compartilhou sua alegria. “Foi muito bom, me diverti bastante com minhas amigas. Foi muito especial esse dia para mim”, disse.
Saiba mais
O Projeto “Brincadeiras de Rua”, realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua, ocorreu entre os dias 10 e 11 de outubro e garantiu brincadeiras e muitos sorrisos na garotada.
No dia 10, a ação ocorreu do lado Sul do município e contou com a participação dos CRAS Estrela Ananin e CRAS Santana do Aurá, com uma programação que envolvia brincadeiras de rua, teatro de fantoches sobre o Direito de lazer de crianças e adolescentes, pintura de rosto, jogos de tabuleiro. Foram cerca de 400 crianças, adolescentes, adultos e idosos que tiveram um dia especial.
Já no dia 11, a manhã começou especial para as crianças do CRAS Daniel Reis, CRAS Distrito Industrial, CRAS Uirapuru, CRAS Complexo do VI, CRAS 40 Horas e CRAS Jaderlândia. A ação alusiva ao Dia das Crianças foi finalizada no CRAS Curuçambá, totalizando mais de 860 participantes.
“É gratificante ver o sorriso no rosto de cada criança e nada disso seria possível sem o nosso prefeito doutor Daniel, que acredita no nosso trabalho, sem a nossa equipe de colaboradores da SEMCAT, sem as parcerias, tanto com as demais secretarias da Prefeitura, quanto das empresas, ongs e instituições envolvidas, durante esses dois dias tivemos mais de 1260 participantes na nossa festa”, concluiu a secretária Marisa.