Notícias
Voluntários, instituições públicas e privadas se unem para acolher romeiros do Círio de Nazaré
Por Denis Baima (GABINETE)
Na noite desta quarta-feira (04), às 18h, no Colégio Salesiano do Carmo, na BR-316, mais um ponto de acolhimento aos romeiros do Círio de Nazaré, iniciou os serviços de atendimento e acolhida aos promesseiros que peregrinam até a Basílica de Nazaré, em Belém.
Voluntários se reuniram na capela Nossa Senhora Auxiliadora do colégio para fazer suas preces e pedir à Nossa Senhora de Nazaré proteção e forças para atender todos os que necessitam de apoio físico, emocional e espiritual em suas jornadas de fé.
Claúdio Melo (camisa amarela), com amigos romeiros.O romeiro, Claúdio Melo, acompanhado de dois amigos, saiu da Vila de São Luís, município de Igarapé-Açú às 16h, da quarta-feira (04) e chegou ao ponto de acolhimento do Colégio Salesiano por volta das 9h da manhã, falou um pouco da sua caminhada. “Eu tive um problema grave nos pulmões, e fiz uma promessa a N.S. de Nazaré, que se eu fosse curado, no próximo Círio eu caminharia da minha casa até a Basílica para agradecer. Eu fui curador e estou aqui para pagar minha promessa. É uma caminhada difícil, mas com o apoio dos amigos e dos voluntários ao longo da estrada que nos oferecem água, comida e um lugar para descansar, me incentiva a continuar essa caminhada".
Fabíola Cristiane, Coordenadora de ex-alunos.A voluntária Fabíola Cristiane, que coordena há 17 anos, o grupo de ex-alunos do Colégio do Carmo, falou sobre o apoio dos voluntários na acolhida dos romeiros.“Estamos com o apoio da Prefeitura de Ananindeua, Santuário da Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa e diversos jovens e pessoas que se dispõe a está aqui e acolher os romeiros nesse momento de fé e emoção que é o Círio de Nazaré. Ficaremos aqui até sexta-feira para atender a todos que necessitam de amor e carinho”.
A estudante do Colégio do Carmo, Isabelli Sena, 15 anos, participou da acolhida aos romeiros ano passado (2022), e estava muito feliz e emocionada em participar este ano novamente.
“É lindo ver a fé das pessoas vindo de tão longe para agradecer as graças alcançadas. É muito bonito e gratificante esse momento de Círio. É uma experiência incrível participar desse momento especial e reunir-se com os outros alunos poder ajudar o próximo. É uma coisa que só acontece aqui, em nossa região e Estado, é Círio outra vez!”.
Síglia SimoneA Secretária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Síglia Simone, destacou a importância da parceria entre Prefeitura, Colégio Salesiano do Carmo, Santuário Nossa Senhoras das Graças e enfatizou o trabalho das organizações de acolhimento.
“A Prefeitura de Ananindeua estabeleceu uma parceria com a Igreja Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa e o Colégio Salesiano para proporcionar uma acolhida especial aos romeiros. O objetivo é garantir que eles se sintam bem acolhidos, recebam tratamento humanitário e digno durante a estadia na cidade. A parceria envolve o oferecimento de locais para descanso, dormida, massagens, alimentação e cuidados de saúde, incluindo o tratamento de ferimentos por equipes técnicas de saúde ".
Segundo a servidora da prefeitura, o prefeito Dr. Daniel Santos e a Deputada Federal, Dra. Alessandra Haber, apoiam integralmente esse projeto, o que é de suma importância, pois demonstra a confiança da gestão municipal e permite que o atendimento seja realizado com carinho e dedicação. A iniciativa visa satisfazer as necessidades dos romeiros e é vista como um gesto de devoção à Nossa Senhora das Graças da Medalha Grossa.
Padre ChicãoO Padre Salesiano, Francisco de Lima (Chicão), Reitor do Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, Matriz de Ananindeua, explicou um pouco da história da iniciativa de acolhimento aos romeiros e enfatizou a importância do voluntariado dos alunos e apoio das instituições nesse trabalho. Ainda segundo o padre, nos últimos três anos, foram feitas parcerias muito valiosas com a Prefeitura de Ananindeua, Hospital Anitta Gerosa, Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo e Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.
“A iniciativa começou em 2010, através dos salesianos cooperadores, que são leigos, homens e mulheres, pertencentes à família salesiana, fundada por Dom Bosco, que, vivendo a sua vida familiar e profissional, seguem o carisma, a espiritualidade e a missão de Dom Bosco, o qual é o trabalho com a juventude, com as classes populares e com a comunicação social. A partir de 2011, 13 anos atrás, essa belíssima iniciativa foi assumida pelos alunos e depois pelos ex-alunos do Colégio Salesiano do Carmo e eles continuam, até o momento, colaborando sensivelmente com esta iniciativa".
Ainda, segundo o Padre Chicão, a grande motivação para a acolhida dos Romeiros é justamente se inserir dentro desta proposta do Círio, que é valorizar, se deixar evangelizar também por inúmeros homens e mulheres que vivem a experiência do Círio de Nazaré como um momento forte de pertencer a Jesus Cristo, de pertencer à Igreja e de grande devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
Nos últimos anos tem crescido bastante o número de romeiros e a organização do acolhimento tem sentido a necessidade de buscar mais voluntários e parceiros para ajudar nessa missão de acolher e cuidar do próximo.
O Colégio Salesianos e o Santuário de Nossa Senhora das Graças, desempenham um papel fundamental na realização dessa missão, com o apoio de diversas equipes da prefeitura, incluindo saúde, Gabinete do Prefeito, Defesa Civil e Segurança. Além disso, várias instituições e indivíduos da comunidade participam voluntariamente desse esforço. Cerca de 1.000 pessoas estão envolvidas nesse trabalho de amor ao próximo.
Além dos pontos de acolhimento do Mercado Municipal de Ananindeua e Colégio Salesiano do Carmo, outros pontos estão espalhados ao longo da BR-316, no Fórum de Ananindeua, Shopping Metrópole e Loja Oplima.
Mensagem do Padre Chicão ao povo Paraense:
“E Maria foi aquela que, como diz o texto de São Lucas, partiu apressadamente para servir a sua prima Isabel, que estava grávida há seis meses. Ela também se colocou à disposição da sua prima, que mais necessitava. Maria, então, nos impulsiona a assumir o exemplo de Jesus. Jesus é aquele que serve, é aquele que vai ao encontro das pessoas.”
“Eu não vim para servir, aliás, eu não vim para ser servido, mas para servir. E Maria é a primeira discípula de Jesus, é a primeira cristã. Então Nossa Senhora de Nazaré nos oferece também este exemplo de acolhida, de serviço, de simplicidade e de trabalho conjunto”.