Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua tem pontos de Acolhimento aos romeiros na BR e arrecada doações

A acolhida é uma forma de ajudar os promesseiros que percorrem quilômetros pela BR-316 até a Basílica de N.S. de Nazaré.

04/10/2023 15h10
Por Denis Baima (GABINETE)

Romeiro Carlos Alberto recebendo atendimentoAnanindeua está preparada para receber milhares de romeiros e devotos que vão participar da celebração religiosa do Círio de Nazaré. Quem vem peregrinando a pé de municípios longínquos pagando promessa e passam por Ananindeua pela BR 316, encontra dois Pontos de Acolhimento e atendimento aos romeiros, um em frente ao Colégio Salesiano do Carmo e outro em frente ao Mercado Central de Ananindeua.

A Prefeitura de Ananindeua, através de várias secretarias do município e em parceria com órgãos estaduais e a Igreja Nossa Senhora das Graças e o Colégio Salesiano do Carmo, está oferecendo diversos serviços essenciais e médicos para cuidar dos fieis, que estão caminhando rumo à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.

Os serviços de acolhimento aos romeiros iniciaram na noite desta terça-feira (03), às 18h, em frente ao Mercado Central, que fica na BR 316, próximo à Prefeitura e à Igreja Matriz. 

Na manhã desta quarta-feira (04), foi dada continuidade aos atendimentos que estão sendo oferecidos gratuitamente e em regime de 24 horas. São serviços de enfermagem, alimentação, descanso e segurança para os romeiros. Esse “mutirão de fé” também tem alimentado os romeiros através de arrecadações de alimentos. Segundo a Coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, Cristiane Ataíde, o trabalho de doação, o trabalho envolve muita logística e voluntários comprometidos em acolher esses fieis.

Cristiane Ataíde, Coordenadora da Defesa Civil.“Conseguimos arrecadar, água mineral, frutas, ingredientes para fazer sopa e mingau, mas precisamos de mais doações para continuar a desenvolver esse trabalho de acolhida aos promesseiros que irão passar por aqui. Para doar, é só seguir até o ponto de acolhimento no Mercado Central de Ananindeua ou ligar para a Defesa Civil, no número: (91)99339-8726 que uma equipe irá buscar as doações”, ressaltou Cristiane.

O trabalho voluntário na acolhida dos romeiros colabora com uma missão importante: motivar os peregrinos, como seu Carlos Alberto, a cumprir sua promessa de agradecimento à Nossa Senhora de Nazaré.  

“Estou fazendo essa caminhada, para agradecer a Nossa Senhora de Nazaré as graças alcançadas e pela saúde do meu pai, que está muito doente”, falou seu Carlos, que vinha a pé desde o município de Santa Izabel do Pará, e recebeu curativos nos pés e alimentação da equipe presente no local.

E o trabalho não para. Na noite desta quarta-feira (04), a partida das 18h, o ponto de acolhimento no Colégio Salesiano do Carmo também dará início aos serviços. Terá ainda momentos de oração no espaço.

 Atendimentos Oferecidos:

Alimentação: Para garantir que todos os romeiros tenham acesso a refeições adequadas e nutritivas, será disponibilizado um ponto de alimentação com refeições balanceadas.

Primeiros Socorros: Uma equipe de profissionais de saúde estará à disposição para prestar assistência em casos de emergência, assegurando a segurança de todos.

Massagem: Para aliviar o cansaço e proporcionar momentos de relaxamento, haverá sessões de massagem disponíveis.

Descanso: Espaços confortáveis serão oferecidos para que os romeiros possam descansar e recuperar as energias.

Atendimento Médico: Médicos e enfermeiros estarão presentes para consultas médicas e cuidados de saúde mais especializados.

Banho: Um local apropriado estará disponível para que os romeiros possam tomar banho e se refrescar.

Enfermagem: Além do atendimento médico, profissionais de enfermagem estarão presentes para auxiliar com cuidados de saúde.

Espiritualidade: Para aqueles que buscam apoio espiritual e conforto emocional, haverá um espaço dedicado à espiritualidade