Notícias
Eleitores de Ananindeua vão às urnas para eleger conselheiros tutelares
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Moradores de Ananindeua foram às urnas neste domingo (01) para escolher os novos membros dos Conselhos Tutelares de Ananindeua. O senhor Aurélio C., de 66 anos, acordou cedo para exercer seu direito de cidadão. “Embora o voto seja facultativo, temos a responsabilidade de escolher quem vai zelar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes. Quase não dormi de ontem para hoje, estava ansioso para vir votar”, comentou.
O processo eleitoral foi organizado pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), do Ministério Público da Pará (MP-PA) e da Procuradoria do Município de Ananindeua.
“Hoje estamos realizando a eleição para conselheiros tutelares de Ananindeua, uma forma democrática e participativa para proteção dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade. Até o momento, temos nos surpreendido positivamente com a quantidade de eleitores, parabéns a todos que se dispuseram em ir às urnas votar”, declarou a secretária da SEMCAT e presidente do COMDICA, Marisa Lima.
De acordo com o TRE, foram distribuídas 117 urnas em 34 polos de votação. A votação iniciou às 8h e encerrou às 17h. Ainda pela manhã, a moradora Karolayne Paixota foi até a Escola Estadual Dep. Armando Corrêa para votar. “Hoje vim acompanhada do meu filho Kairo, de 3 anos, e estou aqui por causa dele. Os conselheiros tutelares lutam e garantem os direitos das crianças e adolescentes. Também é importante sabermos a quem recorrer se acontecer alguma coisa”, compartilhou.
Durante a eleição, alguns pontos de votação tiveram problemas, foi foi constatado pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral que estas ocorrências se dão por dois motivos:
Um deles, é devido alguns títulos eleitorais estarem suspensos ou cancelados ou até mesmo, ter tido transferências para outro colégio eleitoral após a data estabelecida para o pleito. E um outro motivo seria o próprio desconhecimento dos eleitores sobre seus locais de votação, lista que foi divulgada no Diário Oficial do Município, no portal da SEMCAT (www.ananindeua.pa.gov.br/semcat) e na agência de noticias da prefeitura (www.ananews.com.br). A SEMCAT ainda ressalta que afixou a lista em todos os locais de votação, para consulta dos eleitores, e esclarece que já tomou as providências junto ao TRE e Ministério Público.
Saiba mais
Em Ananindeua existem 4 Conselhos Tutelares, com 5 conselheiros eleitos cada. No total, 132 candidatos estavam na disputa. Os candidatos que alcançaram da 21ª ao 40º lugar compõem a lista de suplência. Os conselhos são compostos por uma equipe de assistentes sociais, psicólogas, advogados, educadores sociais, serviços gerais e vigilantes, além dos conselheiros eleitos.
Os conselheiros são responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade. Eles assumem em janeiro de 2024 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.