Notícias
Programa “Morar Bem” muda a vida de famílias em Ananindeua
O investimento atua para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.
Por Denis Baima (GABINETE)
Prefeito colocando a placar do projeto ″Morar Bem″Na manhã desta quinta-feira (14) o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, esteve na Comunidade Nova Zelândia, bairro Coqueiro, visitando as residências beneficiadas pelo programa "Morar Bem". Nessa etapa foram contempladas 10 famílias do local.
O programa “Morar Bem”, instituído pela Lei nº 3.128/2021, surgiu para atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica urbana. Este projeto tem o objetivo de realizar pequenas melhorias e renovar parcialmente unidades habitacionais com condições de vida precárias, promovendo uma significativa melhora na qualidade de vida dos seus beneficiários.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), este programa desempenha um papel fundamental na viabilização de serviços de melhoria habitacional. Cada unidade residencial poderá receber investimento de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com possibilidade de acréscimo de 50% (cinquenta por cento) quando o imóvel necessitar de adaptação para atender pessoas com necessidades especiais.
Desde a sua implementação, o programa “Morar Bem” teve um impacto significativo na vida de 386 famílias do município, proporcionando-lhes um ambiente de vida mais saudável e digno. Além disso, tem provado a sua importância em tempos de catástrofes naturais generalizadas, como ocorreu durante vendavais, onde famílias que sofreram danos materiais e/ou ficaram desalojadas, encontraram no programa o apoio de que necessitavam para reconstruir as suas vidas.
O prefeito Dr. Daniel Santos falou sobre o programa: “O programa 'Morar Bem' é uma iniciativa transformadora que mudou a vida de muitas famílias em Ananindeua. Com pequenas ações, impulsionamos grandes mudanças na qualidade de vida dessas pessoas, garantindo-lhes um ambiente mais seguro e confortável”, falou o Prefeito.
Eduarda França com Dr. Daniel Santos
A estudante do curso técnico em enfermagem, Eduarda França, 19 anos, moradora da comunidade Nova Zelândia, falou um pouco da felicidade pela sua casa ter sido uma das 10 contempladas pelo programa. "Eu e minha família estamos muito felizes com a reforma que o programa "Morar Bem" fez em nossa casa. Agradeço a Secretaria de Habitação de Ananindeua e o prefeito Dr. Daniel pelo bom trabalho em Ananindeua", falou a Eduarda.
Dona Maria Braga em frente a sua casa reformada
Para a dona de casa, Maria Braga, 49 anos, foi um dia muito aguardado, pois a reforma de sua casa trouxe uma sensação de bem-estar. "Participar do programa 'Morar Bem' foi muito importante para mim. Depois de 3 meses aguardando a reforma, enfim posso usufruir de uma moradia com melhor qualidade. Eu estou muito feliz por tudo", disse a dona de casa.
O programa “Morar Bem” é um exemplo de como o poder público pode atuar para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. Este projeto é um investimento no futuro da comunidade e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
O reconhecimento nacional também chegou às portas do programa “Morar Bem”. Este projeto exemplar ganhou em duas categorias do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, sediado em Brasília/DF, confirmando o compromisso e a eficácia do projeto na transformação da realidade de comunidades vulneráveis.
Para atender a população, o Programa tem critérios bem definidos.
Confira:
• Famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social;
• Renda mensal de até 3 salários mínimos;
• Ser morador de Ananindeua e comprovar que o imóvel pertence ao morador;
• Famílias que tem PCD, idosos e casas que estão em situação de insalubridade ou periculosidade.