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Ananindeua avança em investimentos na saúde com implementação do PEC nas UBS
34 Unidades Básicas de Saúde já implementaram o Prontuário Eletrônico Cidadão.
Por Klyvia Soares (GABINETE)
Ananindeua a cada dia avança ainda mais na modernização de suas Unidades de Saúde, agora com a implementação do Sistema de Prontuário Eletrônico (SISPEC), que faz parte do Programa Ananin SUS Digital, já são 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando com a implementação do Prontuário Eletrônico. Hoje, diversas áreas de gestão necessitam de agilidade e eficácia nos atendimentos, para isso a implementação de novas tecnologias faz-se necessária. Na área da Saúde, o prontuário eletrônico é uma prova disso, essa ferramenta tecnológica fornece aos profissionais da área da saúde uma imagem mais completa do histórico de saúde do paciente, permitindo-lhes realizar diagnósticos mais assertivos em relação ao tratamento.
O sistema utilizado em Ananindeua é o SISAB, com uso do software eSUSAB, que utiliza o Prontuário Eletrônico Cidadão - PEC, onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, objetivando informatizar o fluxo de atendimento do paciente realizado pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, o Sistema otimiza o fluxo de atendimento das Unidades de Saúde, e também auxilia o processo de coordenação do cuidado do paciente realizado pelas Equipes de Atenção Básica. Outro diferencial é a possibilidade dos dados do paciente serem acessados em qualquer estado do país, ou seja, caso o paciente se encontre em outra localidade distante e necessite de atendimento em alguma UBS, seus dados e histórico clínico poderão ser facilmente acessados pelo sistema, de modo que seu atendimento seja realizado sem intercorrências.
A informatização desses processos nas UBS trazem benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios para gestores, profissionais de saúde e para cidadãos.
Para Gesilda Rocha, Gerente da UBS Jardim Cristal, o Prontuário Eletrônico - PEC é algo que veio para agilizar o fluxo de atendimento. "Essa Gestão do Prefeito está sendo excelente, pois estamos vendo as Unidades Básicas, principalmente as mais carentes sendo revitalizadas e modernizadas, nossos pacientes estão muito satisfeitos com o atendimento de qualidade, o programa do PEC, que agiliza o atendimento evitando a aglomeração de filas, o paciente já sai daqui com dia e hora marcada de cada consulta. O nosso Prefeito está de parabéns pelos investimentos realizados não somente na saúde, mas no município como um todo".
"O Prontuário Eletrônico - PEC, facilita tanto o trabalho profissional quanto o atendimento para com o paciente; o Sistema veio para tirar a preocupação da demora no atendimento. A implementação do PEC é uma rede de interligação que agiliza tudo, antes o cadastro e as anotações eram feitas manualmente no prontuário físico, o que causava uma longa espera pelo atendimento, agora com a informatização irá diminuir o tempo de espera do paciente dentro da UBS. É uma melhoria de mil por cento na área da saúde", ressaltou Manoel Rodrigues, Enfermeiro.
"O PEC é importantíssimo para os profissionais de saúde e para os pacientes, para a agilidade, padronização e qualidade de atendimento. Queremos que nossos pacientes tenham sempre o melhor atendimento, o melhor acolhimento e que a espera seja a mínima possível nos atendimentos. Estamos investindo cada vez mais para que a saúde em Ananindeua esteja ainda mais em outro patamar", afirmou o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos.
Dados
Das 64 Unidades de Saúde do município, 34 Unidades de Saúde já possuem o PEC implementado. O novo sistema do Prontuário Eletrônico Cidadão integrante do Ananin SUS Digital possui um investimento de 4 milhões de reais, cujo investimento está em instalação de internet de fibra óptica em todas as UBS e Policlínicas, computadores e tabletes novos, além da capacitação dos servidores para utilização do Sistema.