Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Escola Heliolândia é reinaugurada no Distrito Industrial de Ananindeua

04/08/2023 19h21
Por Jordan Navegantes (SESAU)

“Muito obrigada por construir essa escola”, disse, em discurso, a pequena Letícia Canelas, aluna da EMEF Heliolândia, em fala direcionada ao prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos. A escola, na verdade, foi reformada e revitalizada, mas a transformação foi tanta que dá pra entender a sensação da aluna de estar em uma unidade de ensino construída completamente nova. 

Isso porque nesta sexta-feira, 4 de Agosto, a Prefeitura de Ananindeua e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) entregam mais uma escola completamente revitalizada após reforma. Localizada no Distrito Industrial, EMEF Heliolândia é a 49ª unidade de ensino entregue 100% requalificada pela atual gestão municipal de Ananindeua. 

Com 336 alunos matriculados, a escola possui 7 salas de aula e turmas que vão da Pré-Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. Fundada em 5 de Agosto de 1995, a escola teve sua Ordem de Serviço para a atual obra assinada em 18 de Junho de 2022.

Ex aluna da EMEF Heliolândia, dona Rosângela, de 41 anos, é mãe do aluno Douglas Manoel, de 7 anos, da turma do 2º ano. Mas, além dele, outros três filhos dela também já estudaram nessa escola. 

“Eu comecei a estudar aqui quando eu eu tinha 12 anos de idade. Saí quando fiz 15, havia concluído o 5º Ano. Eu moro aqui mesmo na Passagem da Feirinha. Somos vizinhos da escola Heliolândia. Meus quatro filhos já estudaram e eu estou muito feliz de perceber que a escola está completamente diferente, muito mais evoluída, em outro patamar”, relembrou dona Rosângela.

“Dá até vontade de voltar a estudar aqui. Eu tive que sair depois que passei para o 6º ano. No meu tempo, a escola nunca passava por reformas. Agora ela tá bem melhor, muito mais bonita, equipada”, relatou a irmã de Douglas, Débora Vitória, de 15 anos.

Para a dona de casa Bruna Santana, de 25 anos, mãe da aluna Ana Catarina, de 6 anos, a reinauguração da EMEF Heliolândia foi muito bonita e animada. “É o primeiro ano que a minha filha estuda aqui e estamos gostando bastante. A escola estava em obra e ela assistindo aulas em outro espaço provisório. E agora que a escola está sendo reinaugurada eu estou achando tudo muito perfeito. Sei que a estrutura da escola vai ajudar ainda mais na aprendizagem da minha filha e de todos os alunos daqui”. 

Transformações 

As mudanças na EMEF Heliolândia foram integralmente. “Agora temos um ambiente amplo e adequado, para a comodidade e bem estar, além de um melhor desempenho no aprendizado de nossas crianças”, descreve a gestora da escola, Katia Bastos.

Agora, a escola tem espaços que antes não tinha, como sala multifuncional, sala de coordenação, banheiro para PCDs (Pessoas Com Deficiência), sala de almoxarifado, sala de arquivo, refeitório e mais duas salas para turmas de Pré-Escola. Além de transformações importantes, como a instalação de centrais de ar condicionado e reestruturação da cozinha.

“Vendo a escola como estava antes e como está agora, é visível que com esta revitalização a escola está maravilhosa, em estrutura, em materiais pedagógicos, merenda escolar e tudo de primeira que vem para a nossa escola. Podemos dizer que, agora, podemos dar um lugar mais digno para nossas crianças estudarem”, contou a gestora escolar.

Em discurso, o prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos, destacou a instalação das centrais de ar condicionado na escola. “Não é uma questão de luxo. Isso é levar dignidade para cada aluno, para cada professor. Vamos continuar investindo sempre na climatização de nossas escolas”.

“A gente espera e trabalha para fechar o nosso mandato podendo ter a melhor educação do estado do Pará. Sei que é um desafio, sei que não é fácil, mas a gente tem trabalhado para isso”, disse o prefeito. 

Secretária de Educação do município de Ananindeua, a professora Leila Freire agradeceu a todos os envolvidos na realização da revitalização da EMEF Heliolândia. “Quero agradecer a presença e a confiança de cada um aqui”. E ressalta: “a gente não faz nada sozinhos”.