Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

A importância da poda e manutenção das árvores em áreas urbanas

A poda de plantas tem o objetivo de controlar a forma e o porte da planta. Além de estimular sua frutificação e floração.

19/07/2023 13h04
Por Denis Baima (GABINETE)

Trabalhadores da SEMAA Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SEMA), trabalha de forma continuada  na manutenção das áreas verdes públicas do município, com podas e supressão vegetal.

A presença das árvores no contexto urbano é importantíssima e vai muito além do que sombra e uma bela paisagem. Elas são responsáveis pela liberação de oxigênio e absorção de poluentes, atenuação de poluição sonora, redução de sensação térmica e melhoria na qualidade do ar.

Para manter uma cidade bem arborizada é preciso muitos cuidados. Uma vez plantadas e crescidas, necessitam de manutenção e cuidados técnicos para exercerem suas funções ambientais.

Trabalhadores realizando poda

Poda

A poda regular das árvores é uma técnica de manutenção que ajuda a manter sua forma estrutural saudável, aumentando a quantidade de luz e ar que recebem e reduzindo o risco de queda de galhos, causando danos e acidentes. Até o mês de maio deste ano, a SEMA realizou a poda de 252  árvores.

Em áreas urbanas a poda é feita de forma direcionada para que as plantas ocupem o espaço disponível do local. Limpando os ramos e tirando os galhos mortos, para acelerar o processo de regeneração e melhorar a germinação de espécies frutíferas.

Supressão vegetal

É o ato de retirar uma porção de vegetação de um determinado espaço urbano ou rural, com o intuito de usar a área anteriormente ocupada pela vegetação para a implantação de atividades, como plantio, construção de empreendimento, pecuária e outros usos alternativos do solo.

A Secretária de Meio Ambiente vem de forma gradativa executando a eliminação e substituição de espécimes de Ficus (O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos) por espécimes nativas do bioma amazônico, 86 unidades desta espécie já foram substituídas, até maio desde ano, em concordância à LEI nº. 3.265/2022, que dispõe sobre a Política Municipal de Arborização Urbana de Ananindeua (PMAUA), que tem por finalidade à regulamentação do plantio, preservação, manejo e expansão da arborização urbana na cidade.