Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Primeiro CAPS AD de Ananindeua será construído no Distrito Industrial

O trabalho será voltado exclusivamente para o atendimento de pessoas com dependência química.

13/07/2023 13h55
Por Klyvia Soares (GABINETE)

Nesta quinta-feira(13), o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, juntamente com a Secretária de Saúde Dayane Lima e demais autoridades municipais, assinaram a Ordem de Serviço para a Construção do Centro de Atenção Psicossocial AD Álcool e Drogas no Bairro do Distrito Industrial. Este será o primeiro CAPS do Município de Ananindeua voltado exclusivamente para o atendimento de pessoas com dependência química.

Para Ana Lúcia, Auxiliar Administrativo, o CAPS AD do Distrito Industrial é de suma importância, pois trará para quem necessita um tratamento específico. "Esse Centro de Atendimento é muito importante para a população de Ananindeua. Esse Projeto do Prefeito trará para Ananindeua o primeiro CAPS AD, muita gente nos procura pedindo ajuda e não temos um centro específico para essas pessoas nessa situação (dependentes químicos)".

Para o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, essa obra será muito benéfica para as pessoas mais vulneráveis e que necessitam desse acolhimento e tratamento. "Eu fico muito feliz em assinar mais essa Ordem de Serviço. Aqui é uma obra que tem toda uma temática importante. Vai muito daquilo que a gente espera, estar cuidado daqueles que tem maior grau de vulnerabilidade dentro da sociedade. Em agosto, também vamos estar entregando o Centro de Reabilitação e Tratamento de Pessoas com Espectro Autista, que será também outro ganho para o nosso município", declarou o Prefeito, Doutor Daniel.

Para que serve o CAPS?

Muitas são as causas que levam as pessoas à dependência química, os CAPS são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.