Notícias
Crianças de 4 a 10 anos participam de atividades no Parque Seringal
SEMA promove semana de brincadeiras e consciência ambiental para crianças em período de férias escolares.
Por Denis Baima (GABINETE)
Colônia de FériasNa manhã desta terça-feira (11), no Museu Parque Seringal, a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SEMA), deu início a semana de atividades da “Colônia de Férias”, para crianças de 4 a 10 anos.
No período de férias escolares é comum as crianças ficarem em casa o dia todo, assistindo TV e grudadas nas tela do celular, por não terem nenhum tipo de atividade para fazer. A proposta da colônia de férias, que a SEMA organiza há 6 anos no Parque Seringal, é proporcionar uma semana de lazer e aprendizado ao ar livre.
“Nosso objetivo é levar conhecimento, ensinar as crianças através de atividades, brincadeiras lúdicas e respeito ao meio ambiente”, disse a Gerente do Museu Parque Seringal, Luciana Castro.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Roberto da Costa (Bitoti) falou sobre a importância da conscientização ambiental entre as crianças. “É muito importante a Prefeitura de Ananindeua desenvolver ações voltadas para crianças, e a preservação do meio ambiente, pois são as crianças que serão os futuros responsáveis na conservação das nossas riquezas naturais”, falou o secretário, que destacou a importância das atividades desenvolvidas com as crianças, pois o Pará será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30), em 2025.
Crianças plantando mudas de Cordyline
Neste primeiro dia de atividades, as crianças fizeram uma caminhada por todo o parque e puderam conhecer um pouco da história e a árvore que dá nome ao local. Aprenderam a importância de não jogar lixo na rua e como isso afeta o meio ambiente. Conheceram a “Casa do Seringueiro”, museu que retrata a vida dos senhores da borracha e dos seringueiros, com seus instrumentos e técnicas para a extração do látex, até a criação da borracha. Puderam ainda, plantar mudas de Cordyline, que serão cuidadas ao longo da semana, e ao final da colônia de férias todos poderão levar para suas casas.
Dona Maria José com os netos Maria Cecilia e Adriano
Dona Maria José, 69 anos, trouxe os dois netos para participar das atividades no Seringal. “Eu sempre participo da vida dos meus netos, penso que é muito importante para eles aprenderem a cuidar da natureza. Estou muito feliz com essa oportunidade que a prefeitura de Ananindeua está proporcionando para nossas crianças”, disse dona Maria.
Crianças participando das atividades
Em abril de 2012, a área de 12 mil m² na Cidade Nova VIII foi transformada em Museu Parque Seringal, contendo as seringueiras cultivadas pelos japoneses e nordestinos durante o segundo período da economia da borracha.
O Seringal é o segundo parque ambiental de Ananindeua e a primeira unidade de conservação municipal do Pará. O local conta com centenas de seringueiras, além de outras árvores comuns ao bioma amazônico. Há ainda, um anfiteatro, academias de ginástica ao ar livre, lanchonete e espaços com visitação gratuita.
Horário de funcionamento do Museu Parque Seringal:
De terça a sexta de 7h às 12h e de 15h às 19h.
Sábado, domingo e feriados de 7h às 19h.