Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência certifica 862 alunos de Ananindeua

Alunos se tornam multiplicadores de uma sociedade consciente

29/06/2023 12h52
Por Jordan Navegantes (SESAU)

No início da noite desta quarta-feira, 28 de Junho, alunos de seis unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME) se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD) no auditório Pio X. A certificação é referente ao período de 2022 do Programa. 

Mais de 860 estudantes de seis escolas participaram. São elas: Maria Estelita, Novo Cristo, Nova República, José Maria Morais, Yacta Rebelo e Maria do Carmo. 

Com tutoria técnica da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), três batalhões da Polícia Militar do Pará participam das ações nas unidades escolares. São eles: 6º, 29º e 30° Comando da PM.

Para Regina Sena, gestora da escola Maria do Carmo, o PROERD nas escolas de Ananindeua vai possibilitar que os estudantes se tornem futuros cidadãos corretos e no caminho certo. “Eles serão nossos multiplicadores para uma sociedade sadia e que venha trazer bons frutos não só para a nossa comunidade escolar, como para o país e o mundo”, refletiu a educadora.

Implementado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, o PROERD iniciou no Pará em 2023. “O programa propõe ações conjuntas na tríade Polícia Militar, Escola e Família, a fim de prevenir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar, promovendo melhoria da qualidades de vida e aumento da segurança”, disse a Tenente Karyn, em seu discurso no evento.

“O Movimento Educa Ananindeua agrega ações, por meio da criação dos estabelecimentos dos laços colaborativos. Então, dada a importância do Programa PROERD, a secretária de Educação, professora Leila Freire, iniciou esse processo junto à Polícia Militar do Estado do Pará”, explica Ana Paula Renato, da Coordenadoria Pedagógica da SEMED.

Estudantes tiveram redações premiadas 

Nove alunos da RME de Ananindeua tiveram suas redações premiadas pelo PROERD, e Prefeitura de Ananindeua. Cada um dos três batalhões participantes premiou as três melhores redações.

“Foi uma boa redação. Eu consegui mostrar meus aprendizados e lições que tive no PROERD, por meio do meu texto. Estou bem feliz”, contou Samuel Cristiano, autor da redação que ficou em 1º lugar entre os alunos da escola Maria do Carmo, e em 3º lugar entre os alunos que tiveram aulas com o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Já a aluna Cauane Raquelly da escola Novo Cristo, ficou em 1º lugar entre os estudantes que assistiram aulas com o 6º BPM. Ela celebra: “eu gostei muito de tudo e estou muito feliz por essa conquista. Minha redação foi sobre o combate às drogas e tudo o que a gente aprendeu com eles”.

“É a primeira conquista de muitas que virão, pois sei que ela tem muito mais para trilhar pela frente. E ela está começando no caminho certo”, disse o pai de Cauane. “A Educação é o principal caminho para o combate às drogas e à violência”, finaliza.

A Prefeitura de Ananindeua presenteou os vencedores com uma medalha e os primeiros colocados com um tablet. 

Confira os alunos premiados por cada batalhão

6º BPM:

1° Lugar: Cauane Raquelly de Oliveira Teixeira (Novo Cristo);
2° Lugar: Márcio Rafael Mota Filho ( Nova República);
3º Lugar: Samuel Cristiano Calandrinho Martins (Maria do Carmo).

29° BPM:

1º Lugar: Jason Alberto Alves Monteiro (José Maria);
2º Lugar: Turmalina Jaspe Mafra de Jesus (José Maria);
3º Lugar: Vinicius Alexandre Monteiro de Vilhena (José Maria).

30° BPM:

1º Lugar: Fabiane de Lima Gomes (Yacta Rebelo);
2º Lugar: Guilherme de Araújo Silva (Yacta Rebelo);
3º Lugar: Ana Clara Azevedo da Silva (Maria Estelita).