Notícias
SEMED certifica alunas do projeto Tecendo o Futuro e faz nova formação para conselheiros do controle social
Por Jordan Navegantes (SESAU)
A terça-feira (27), foi extensa na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), além de ter sido o primeiro dia de provas da 1ª etapa da Olimpíada Pedagógica de Ananindeua (OPA), foi um dia repleto de programações no auditório Altimá Alves.
Pela manhã, foi realizado o "III Módulo de Fiscalização dos Recursos Públicos", para a qualificação dos representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), e ainda a presença do Tribunal de Contas Municipal (TCM).
No dia 26 de Maio, o primeiro módulo foi voltado apenas para os conselheiros do FUNDEB; no mesmo dia, à tarde, o módulo II abordou o tema: “Processos Licitatórios”, tanto para os conselheiros do CACS/FUNDEB, quanto para o Conselho do Controle Social (CCS).
Para Cris Lilian Vilhena, presidente do Fórum Municipal, o principal objetivo da formação é a capacitação dos conselheiros do controle social, para uma melhor compreensão de como funciona a execução dos recursos dos programas federais de Educação. “Essa formação com TCN foi muito importante, para que eles venham conhecer como que se faz uma fiscalização, como é realizado o acompanhamento, e o que pode e não pode ser feito pela esfera pública, em relação à administração dos seus recursos”, explicou a presidente.
Já pela parte da tarde, 28 mulheres familiares de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME) foram certificadas pela conclusão do curso do Projeto "Tecendo o Futuro". Mães, avós, tias, irmãs, mulheres próximas aos alunos participaram do curso.
Trata-se da segunda turma do projeto. A primeira aconteceu no final de 2022. Esta segunda foi dividida em duas turmas. Uma de manhã e uma à tarde.
Com o projeto, essas mulheres saem prontas para o Mercado de Trabalho após assistirem diversas aulas, e fazerem diversas capacitações de corte e costura. Tendo a oportunidade de aprender costurando uniformes escolares, que serão destinados gradualmente a alunos da RME.
Marlúcia Luiza de Oliveira, supervisora do projeto, diz que esta etapa do "Tecendo o Futuro" foi concluída com êxito. “Deu tudo certo. E agora, mais 28 mulheres estão formadas pelo curso de corte e costura do "Tecendo o Futuro", por meio da SEMED, do Movimento Educa Ananindeua e da Prefeitura Municipal. Agradeço muito à secretária de Educação, professora Leila Freire, e ao prefeito, Doutor Daniel”, disse a supervisora.
Colaboração de Milene Barros (SEMED).