Notícias
Capacitação Técnica e Operacional da ROMU
Grupamento da Guarda Municipal de Ananindeua faz capacitação para atualizar técnicas operacionais
Por Denis Baima (GABINETE)
Capacitação de ROMUNo próximo dia 26, às 10h, no auditório da Secretaria de Educação de Ananindeua (SEMED), será realizada a conclusão da 1ª Capacitação Técnica do Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O treinamento teve início 19/06, através da diretoria de Ensino da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA), na sede do Apoena Centro Cultural e Esportivo da FASEPA.
Com o trabalho de patrulhamento diário nas ruas, o agente da lei pode se deparar com determinadas situações de extrema violência e perigosas, onde o seu equipamento e o seu treinamento não são adequados para atender de maneira segura e eficiente aquela ocorrência. Nesses casos, a equipe do Patrulhamento Tático deve ter condições de apoio e suporte para as guarnições de policiamento comunitário, nas missões e situações em que for necessário.
Buscando aperfeiçoar a operacionalidade do efetivo serviço deste Grupamento e da Instituição, é necessário selecionar o pessoal, treiná-los constantemente, sempre manter suas técnicas atualizadas, e equipá-los com todo o equipamento necessário para cumprir as missões de forma eficaz e segura.
A Inspetora Geral da GCMA, Renata Risuenho, enfatizou a importância dessa capacitação para os agentes. “Buscamos atualizar as doutrinas e as leis que são inerentes a nossa função de segurança pública, e adequar os nossos instrumentos de trabalho e defesa pessoal. É preciso estar ciente de suas funções laborais como guarda municipal e sobretudo agregar as práticas que são exigidas dentro das nossas competências de guarda”, disse a Inspetora.
A participação para a seleção da Patrulha Tática, baseia-se no voluntariado, no preparo físico adequado, preparo psicológico e profissional, capacidade moral, com elevado senso de responsabilidade, dedicação ao serviço, lealdade e honestidade.
Entre as disciplinas da capacitação estão: Tiro ligeiro, instrução tática individual, infiltração em ambiente confinado, defesa pessoal, técnicas de algemação, atendimento pré-hospitalar tático de combate, uso diferenciado da força e outros.
A capacitação conta com Instrutores da própria Guarda Civil Municipal de Ananindeua: Comandante do Grupamento Inspetor Ilderclay, Subinspetores Júlio e Inácio, e Operadores da Guarda Municipal de Belém: GM 01 Classe 2, Mitchel Saraiva, lotado no GAT da GMB, GCM 01 CL Maiko e GCM 01 CL Calandrine, GCM 01 CL Pereira e GCM 01 CL Fabiano, 1° Ten R2 Alan Almeida Socorrista Militar e profissionais com expertise em doutrinas de ROMU.