Notícias
Prefeitura de Ananindeua leva o "Corujão da Saúde" aos moradores da Guanabara.
Guanabara recebe o "Corujão da Saúde"
Por Klyvia Soares (GABINETE)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Wanderley recebeu na tarde de quarta-feira (14),mais de 700 moradores da Pedreirinha, no bairro da Guanabara, para serem atendidos pela Ação "Corujão da Saúde" que levou diversos serviços aos moradores, como consultas médicas, exames, testes rápidos, vacinas e também garantiu inscrição no CadÚnico e emissão de RG.
A enfermeira Mara Letícia, 37, foi até a Ação para emitir o RG da filha "ela tem certidão, mas é complicado estar andando por aí só com esse documento, então vim aproveitar a oportunidade pra tirar o RG dela. Como eu trabalho durante o dia, essa oportunidade é muito viável e tem que aproveitar, pra tirar documento tem que ser durante o dia e fica difícil. E aqui é tudo rápido e tranquilo e você ter tudo na hora como testes rápidos, consultas e documentos é uma oportunidade única que a Prefeitura nos oferece".
O "Corujão da Saúde" objetiva levar atendimento aos usuários que não tem tempo ou não conseguem ir às UBS durante o dia, devido compromissos de trabalho ou moram distantes. A Ação facilita o acesso à consultas, exames e outros serviços que são disponibilizados, "A coisa mais difícil que tem é com oftalmologista, por isso eu vim aqui. Preciso trocar meus óculos há 3 anos e essa Ação veio pra nos ajudar. É muito bom, principalmente pra quem mora longe e que não tem condições de fazer consulta e comprar óculos", afirmou a aposentada Maria de Nazaré, 79 anos.
Na Sala de Imunização o movimento estava intenso, foram disponibilizados testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, além das vacinas contra H1N1 e a Bivalente. " A procura está equilibrada entre jovens e idosos tanto nos testes quanto na imunização, a gente também está ofertando preservativos masculino e feminino. Eu já participo dessas Ações da Prefeitura há algum tempo e acho muito boa, são serviços ótimos ofertados à população e de extrema importância para a saúde pública", comentou a Técnica de Enfermagem Alessandra Lorena, 20 anos.
A Ação "Corujão da Saúde" teve início às 17h, com término previsto para às 21h, entretanto devido a grande procura dos serviços, a consulta com o Oftalmologista teve muita procura, o esperado era que a Ação terminasse após o horário de encerramento, como explica a Coordenadora de Projetos Sabrina Melo: "a previsão de término é às 21h, mas devido a grande demanda irá além deste horário. Hoje, a grande demanda está sendo para oftalmo, então a Ação só termina quando o último paciente for atendido".
Além da Secretaria de Saúde de Ananindeua (SESAU), também esteve presente na Ação a equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT),com os serviços de atualização e inscrição no Cadastro Único.