Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Censo 2022: Quase 155 mil domicílios são recenseados em Ananindeua

13/06/2023 09h37
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)

Na última segunda-feira (12), a Prefeitura de Ananindeua recebeu os dados preliminares do recenseamento do censo 2022 por parte de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Desde o dia 1 de agosto de 2022 até 28 de maio de 2023, 401 recenseadores seguiram pelas ruas da cidade coletando dados da população do município.

“Conseguimos recensear quase 155 mil domicílios e a importância é o poder de decisão e planejamento para a sociedade, principalmente para o poder público municipal e para as universidades, que produzem conhecimentos a partir de dados demográficos”, revela o coordenador de área do censo demográfico André Gurgel. 

André também fala sobre o benefício do trabalho para a população, “No geral o benefício direto da população é o de conhecer sobre a sua realidade, quantos somos, onde moramos e como vivemos. Essas informações têm valor social imensurável”.  

A ajuda da prefeitura aos recenseadores foi essencial para que o trabalho fosse realizado com êxito, “ A prefeitura foi uma grande parceira nossa, desde o início fomos atendidos com 6 postos de coleta do IBGE localizados e distribuídos em pontos estratégicos dentro da cidade e todos foram cedidos pela gestão. Fora a grande ajuda de locomoção nas ilhas, então a equipe do instituto só tem a agradecer”. Finalizou André. 

Os dados oficiais serão apresentados pelo IBGE no dia 28 de junho no Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro e disponibilizados no site para consulta do poder público e de especialistas. 

“O nosso objetivo enquanto prefeitura é de não ter apenas o quantitativo populacional, mas também o de outras pesquisas como infraestrutura, saneamento para nós vermos através destes dados do IBGE onde a gestão municipal poderá atuar de forma mais incisiva e obviamente buscar recursos para o nosso município”, disse o chefe de gabinete, Hugo Atayde.

 

Dados preliminares 

Foram recenseados quase 155 mil domicílios, faltando apenas 6.686. 

Sobre a pirâmide etária do município dividida entre o sexo feminino e masculino, revela que neste momento a base onde as idades são de crianças e jovens está se estreitando. Ou seja, em comparação aos últimos censos realizados respectivamente no ano de 2000 e 2010 hoje, a cidade tem menos jovens, indicando o envelhecimento da população economicamente ativa que percorre de 15 aos 45 anos.

Comparativo dos censos do ano 2000, 2010 e 2022

Comparativo da taxa de fecundidade do ano 2000, 2010 e 2022Sobre a taxa de fecundidade, Ananindeua teve um decréscimo de população. Como a taxa está em torno de 1.4 isso significa que não está havendo uma reposição de população. Ou seja, o efeito líquido hoje é que a população tende a decrescer justamente por essa taxa de fecundidade ser menor do que deveria. O que impulsionaria o aumento de uma forma natural seria que essa taxa fosse 2 ou maior que isso. 

Já a nível nacional, a taxa de fecundidade é de 1.7, então pode-se observar que este fenômeno está ocorrendo em todo o país.

Vale ressaltar que estes dados são preliminares e podem sofrer pequenas variações até a data que serão oficialmente divulgados.