Notícias
1ª avaliação da Olimpíada Pedagógica que levará as turmas campeãs à Disney será em junho
Por Jordan Navegantes (SESAU)
A primeira avaliação da Olimpíada Pedagógica de Ananindeua (OPA) já tem data marcada. Ao todo, 6.002 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME) estão inscritos. Participam da edição 2023 os alunos do 5º e 9º Ano de 67 unidades escolares participantes.
No dia 27 de Junho, os estudantes inscritos farão a prova de língua portuguesa e de matemática. São 40 questões, sendo 20 de cada uma das áreas do conhecimento. Já no dia 29 de Junho, será aplicada a prova de produção textual. Cada turma fará as provas no seu respectivo turno (manhã ou tarde).
Vale lembrar que, entre os dias 28 e 30 Março os estudantes das turmas de 5º e 9º Ano da RME de Ananindeua fizeram a 1ª Avaliação Diagnóstica de 2023. O foco das provas foram as áreas de língua portuguesa e matemática, justamente para que os alunos pudessem se preparar melhor para a OPA e para que os professores e escolas pudessem diagnosticar os pontos a melhorar e estratégias a tomar a fim de melhorar o desempenho das turmas nas provas futuras.
Instituída pela Lei Municipal n.º 3.303, a OPA dispõe de regras e critérios. Nos anos ímpares, como é o caso do ano de 2023, as três turmas de 5° ano e as três turmas de 9° ano da Rede Municipal de Ananindeua (RMA) com melhor desempenho em português e em matemática vão ter o reconhecimento. Em anos pares, como em 2024, quem vai participar são os alunos de 4° e de 8° ano. Às turmas que ficarem em 1º lugar em 2023, será oferecida uma viagem internacional.
"Vamos ofertar uma viagem à Europa, com passeios em Portugal e no parque da Disney, na França", anunciou o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, na abertura da OPA, ao se referir às turmas que ficarem em 1º lugar na Olimpíada (5º Ano e de 9º Ano).