Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Semcat promove ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente

02/06/2023 13h46
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

O mês de junho começou com atividades de conscientização no CRAS Guanabara. Os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram nesta sexta-feira (02) de atividade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nacionalmente 5 de junho, com o tema “Preservar para Viver”. A ação ocorreu na Praça Municipal Lauro Leite. 

A coordenadora do CRAS, Katia Barros, destacou o objetivo da atividade. “Queremos que os nossos usuários estejam bem informados. Então, ao longo desses últimos meses, trabalhamos o eixo meio ambiente para que tenham a noção de que preservar o ambiente é responsabilidade de todos. As atividades aconteceram por meio de oficinas sobre o descarte correto do lixo e a confecção de produtos com materiais recicláveis. Assim, além de preservar o meio ambiente, eles também podem ter uma renda extra com a venda desses produtos”.

As oficinas foram ministradas pelo professor de educação ambiental, Marcos Rtlhes. “Nosso intuito foi conciliar a prática da teoria, ensinar e despertar a consciência ambiental através de 5 pontos trabalhados: reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar. Temos que nos reeducar para poder preservar e desta forma garantir qualidade de vida para essa e as próximas gerações”, reforçou.

Dona Graça Cordovil, de 72 anos, contou o que vai fazer com o que aprendeu na oficina. “Nas semanas anteriores aprendemos a fazer vasos com garrafa pet e hoje foi o catavento, gostei muito, porque agora vou fazer uma para o meu neto brincar”.

Para dona Antonia Silva, de 61 anos, as oficinas ajudam a estimular a mente. “Estou no CRAS há mais de 15 anos e desde então participo de todas as atividades, aqui me sinto viva. As oficinas são prazerosas, elas  me ajudam com o problema de memória que tenho, elas mantêm a minha mente sã. Além das atividades de coordenação motora, também aprendi que não posso jogar no lixo uma garrafa suja, preciso limpar antes para ela poder ser reutilizada”.

Já dona Paulina Lopes, de 76 anos, comentou que o CRAS é um grande aliado em sua vida. “Já passei por muitos altos e baixos e a equipe do CRAS sempre esteve comigo, me ajudando, considero o CRAS como a minha segunda família. Há 20 dias perdi minha neta e está sendo um momento bastante dolorido, mas essas oficinas têm ajudado o meu psicológico”.

A secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Marisa Lima, destacou que o CRAS tem o papel de mostrar e desenvolver um trabalho em benefício às famílias da comunidade. “O CRAS é a porta de entrada da assistência social. Então, o trabalho da equipe estende-se com objetivo de auxiliar a comunidade e principalmente o fortalecimento de vínculos afetivos”.

O CRAS Guanabara fica localizado na Rua Oséias Silva, nº 767, bairro Guanabara, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h