Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua premia servidores públicos municipais

31/05/2023 22h14
Por Manoela Moscoso (PREFEITURA)

Na manhã desta quarta-feira, 31, a Prefeitura de Ananindeua premiou 6 práticas inovadoras de servidores municipais na 1ª edição do concurso Prêmio Inovação Ananindeua. Dos 24 projetos inscritos, 6 foram premiados com valores entre 5 e 2 mil reais. 

O Prêmio Inovação Ananindeua, promovido pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), teve como objetivo incentivar os servidores a contribuir para a modernização e avanço da gestão pública, bem como reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas que tragam benefícios significativos para os cidadãos. O concurso foi composto pelas categorias: CASES DE SUCESSO, que são práticas inovadoras já implementadas e que deram certo; PLANO PILOTO, que são sugestões de projetos considerados inovadores em relação às práticas anteriores. Os eixos abordados foram o social, econômico e ambiental, infraestrutura e gestão.

Os três projetos vencedores da categoria Plano Piloto foram das secretarias Segurança e Defesa Social (SESD), Educação (SEMED) e Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). O primeiro lugar foi do Subinspetor da Guarda da Civil Municipal de Ananindeua, Denisson Coelho, com o projeto “Programa Ananin Sustentável (PROAS)”.

“Estou muito feliz com o resultado e com esse reconhecimento. Fui Comandante e Coordenador da Divisão de Educação Ambiental e de Comunicação do Grupamento de Policiamento Ambiental, baseado nessa minha vivência que surgiu a ideia de um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio de uma educação ambiental de qualidade, através de atividades pedagógicas e lúdicas que incentive e forme cidadãos conscientes”, destacou o servidor.

O segundo lugar ficou com o projeto “A necessidade de acessibilidade a pessoa surda nas unidades básicas de saúde de Ananindeua”, dos servidores Lenyce e Gilverson de Almeida, da SEMED. Já o terceiro colocado foi o projeto “Além do CRAS”, de Fernando Cabral, da SEMCAT.

Na categoria Case de Sucesso, o primeiro lugar foi da coordenadora da Gestão do Trabalho da SEMCAT, Pamela de Almeida, com o tema “A gestão do Trabalho no SUAS como instrumento estratégico para a valorização dos servidores da SEMCAT”. “Estou feliz com a premiação. Meu projeto foi inspirado na valorização do servidor.  Sou servidora do município e agora, dia 4 de junho, completo 12 anos de servidora e nunca tinha tido um reconhecimento nesse nível. Obrigada”, comentou.

A equipe da SEURB, formada pela Ariane Pontes, Ana Paula Gomes, Adriana Cunha, Flávia Lisboa e Paulo Araújo, com o tema “Drive Thru nos bairros, educando a população para um descarte correto dos materiais recicláveis e fornecendo as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Ananindeua”, ficou com o segundo lugar. E o terceiro, ficou com o projeto “Mamãe, Bebê e o CRAS”, da servidora da SEMCAT, Ana Carolina Maciel.

“Hoje a gente sai daqui com o coração transbordando de alegria de ver a Semcat recebendo três prêmios. Isso é o reflexo do trabalho diário que é feito, de uma construção coletiva. Gratidão ao nosso prefeito, gratidão a essa gestão pela valorização dos servidores e gratidão pelo incentivo para que cada vez mais a gente possa produzir conhecimento e contribuir para levar Ananindeua para outro patamar”, conclui a secretária da SEMCAT,  Marisa Lima.

Todos os trabalhos habilitados foram analisados por membros da Comissão Julgadora, composta por representantes da sociedade civil com envolvimento relacionado aos eixos do edital. Critérios como clareza, objetividade e proposta dos relatos foram feitos por meio de pontuação pré-definida.

“A inovação começa de baixo para cima. Os trabalhos que eu pude analisar, eles chegaram na população, eles enxergaram os problemas e as dificuldades, e transformaram isso em oportunidade na construção de um projeto que solucione os problemas. Isso é fantástico. Foi muito bom ver o entusiasmo deles nas apresentações”, declarou o Dr. em Administração Pública, Luiz Fernando Souza, avaliador no concurso.


A valorização do servidor público é um processo contínuo e encarado como prioridade no município.

“Uma boa administração sempre busca a valorização e reconhecimento de seus servidores. É por isso que esse prêmio existe. Acreditamos na potencialidade de cada um. Tivemos a iniciativa de criar o Fundo Municipal de Desenvolvimento  do Servidor Público de Ananindeua - FUNDES, que dispõe de recursos que são aplicados exclusivamente à capacitação dos servidores públicos por meio de programas e projetos, sempre pensando na valorização do servidor e essa premiação é o reflexo disso”, afirmou o secretário Municipal de Administração, Thiago Matos.

Na oportunidade, o Prefeito Dr. Daniel anunciou mais novidades em relação à política de valorização do servidor.

“Este ano, promovido pela Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), vamos implementar o curso de Pós- graduação em Gestão que vai ser oferecido aos servidores, é um marco inovador assim como foi o FUNDESPA. E mais, vamos trabalhar na revisão serial, pois queremos que cada servidor seja olhado da forma que merece. Valorização profissional passa sim por valorização salarial. Todos devem ganhar aquilo que merece”, concluiu o prefeito.