Notícias
Crianças e adolescentes das Casas de Acolhimento recebem ação de saúde
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
De acordo com a lei federal nº 8069, de 1990, toda criança e adolescente têm direito à vida e à saúde. Assim, nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou uma ação de serviços de saúde na Casa de Acolhimento do município para o público de 0 a 17 anos.
“Ananindeua conta com três Casas de Acolhimento para atender essa faixa etária. Então hoje o nosso objetivo foi estreitar a relação com a equipe da Semcat que trabalha com esse público e assegurar os direitos das crianças e adolescentes no âmbito da saúde. Nosso papel é oferecer assistência e garantir os direitos. Foi uma manhã muito especial, fortalecendo os cuidados necessários em todos esses espaços”, afirmou a assistente social da Sesau, Miriam Rodrigues.
A iniciativa incluiu serviços de educação em saúde bucal, através de palestras educativas, distribuição de kits de higiene oral, orientação sobre hábitos adequados de higiene bucal e corporal. A pequena Larissa (nome fictício), de 10 anos, comentou o que aprendeu durante a ação. “Aprendi que não posso escovar o dente com muita força e tenho que fazer círculos na hora de escovar. Também que o bichinho da cárie faz meu dente doer, por isso tenho que escovar. E que quando eu passar o shampoo, devo esfregar toda a cabeça, se não dar caspa, porque acumula o sujo na cabeça”.
Já Leonardo (nome fictício), de 11 anos, falou sobre a devida forma de lavar as mãos e o corpo. “Quando eu lavar as mãos, devo esfregar bem elas, esfregar entre os dedos, lavar o punho também. E no meu corpo, devo passar o sabonete direitinho para ficar cheiroso”.
A ação também contou com a atualização do cartão de vacina, por meio da aplicação do imunizante contra H1N1, Tríplice Viral, VIP, Varicela, Penta, Covid e Sarampo. João (nome fictício), de 10 anos, recebeu a dose de reforço bivalente contra Covid. “Tomei a segunda dose e não doeu nada, foi só uma picadinha. É importante a gente tomar as vacinas para se prevenir das doenças”.
Segunda a secretária da Semcat, Marisa Lima, a Prefeitura de Ananindeua tem como um dos seus principais objetivos ampliar as ações sociais, especialmente em relação aos serviços socioassistenciais oferecidos a crianças e adolescentes.