Notícias
CRAS na Comunidade atende famílias com crianças e jovens excepcionais
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Atenta às necessidades das famílias e com o intuito de facilitar o acesso aos serviços socioassistenciais, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta segunda-feira (24) o CRAS na Comunidade na sede da Associação de Pais e amigos dos Excepcionais (APAE) do município, com serviços de orientações sobre benefícios, programas e projetos municipal e federal, além de atualização no Cadastro Único.
A ação atendeu mais 30 famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que sairão com suas pendências resolvidas, dúvidas sanadas e agradecidas pelo atendimento. Leila Silva, mãe da Geyovanna , 16 anos, parabenizou a secretaria pela ação.
“Minha filha tem Síndrome de Down e autismo, então quando ela fica em um espaço desconhecido e com muita gente, ela fica desconfortável e agitada. Então essa parceria com a APAE foi ótimo, pois as crianças estão habituadas com o espaço da APAE, aqui elas se sentem em casa. Só tenho que agradecer por poder atualizar o Cadastro Único aqui, facilitou bastante a nossa vida”.
Para Fernanda de Sousa, mãe da Paola, de 5 anos, o melhor foi não alterar a rotina da sua filha. “Paola tem Síndrome de Down e hoje ela tinha atendimento aqui na APAE, assim não precisei remarcar o atendimento da minha filha e ainda fiz a atualização no CadÚnico, sem precisar me deslocar para sede”.
Maria José é mãe solo e agradeceu o atendimento. “Sou sozinha, não trabalho para cuidar do meu filho, Arthur de 3 anos, que tem Síndrome de Down e suspeita de autismo, então necessito do benefício do governo federal para viver. Há tempos tinha que ir até a sede do Cad, mas nunca conseguia, por isso foi ótimo ter esse serviço aqui é agora vou poder dar entrada no BPC do meu filho. Só tenho que agradecer pelo atendimento e rapidez”.
A secretária da Semcat, Marisa Lima, acompanhou de perto a ação e reforçou o compromisso da gestão em levar os serviços a quem mais precisa. “A gestão do prefeito doutor Daniel tem o compromisso de cuidar e ofertar serviços públicos para garantir os direitos dos moradores de Ananindeua. E isso que estamos fazendo, desde 2021 temos levado serviços socioassistenciais para todas as comunidades do município. O CadÚnico é uma ferramenta de inclusão a todos”.