Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Famílias atingidas pela forte chuva em Ananindeua são cadastradas para receber benefícios

12/04/2023 19h58
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Desde o dia 05 de abril, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), juntamente com a Defesa Civil Municipal e Estadual e o Corpo de Bombeiros, vêm realizando um levantamento detalhado das famílias atingidas pela forte chuva, que acabou provocando vários pontos de alagamento na cidade.

Segundo a Titular da SEMCAT, Marisa Lima, mais de 400 famílias que vivem do lado sul de Ananindeua, principalmente no bairro Águas Lindas, já foram cadastradas pelas equipes que estão trabalhando na EMEF Clovis de Souza Begot. “Determinados pontos do município foram seriamente atingidos pelas chuvas, causando alagamentos em várias casas. Então assim que a chuva cessou, o prefeito doutor Daniel, nos acionou para prestarmos assistência às famílias e auxiliarmos no que fosse necessário a Defesa Civil Estadual. Estamos realizando visitas para entendermos melhor qual a real necessidade de cada família e em qual programa ela pode ser inserida, seja municipal ou estadual. Estamos finalizando o cadastramento das famílias do lado sul e posteriormente estaremos indo para o lado norte da cidade”, declarou.

A moradora da comunidade Paraíso de Deus, Mary Rute, contou como foi reconfortante receber a equipe da SEMCAT e Defesa Civil em sua casa. “Na hora que tudo aconteceu foi desesperador, a água ia invadindo a casa e levando o que via pela frente, perdi minha cama, fogão, ventilador e outras coisas. Fiquei muito nervosa, com o sentimento de impotência, principalmente porque minha vizinha, que tem 4 crianças, não sabia o que fazer para manter os filhos em segurança, eu queria ajudar, mas não podia porque não conseguia me ajudar, eu só chorava. Mas as assistentes sociais do CRAS e a defesa civil foram lá em casa e conversaram comigo, trouxeram comida e orientaram no que seria feito. Isso foi tranquilizante. Agora tô aqui para fazer o meu cadastro”.

Maria Edileusa, da Comunidade São Raimundo Nonato, lamentou o ocorrido. “Nunca pensei chegar nessa fase da minha vida e não ter nada, a chuva levou tudo, a minha casa encheu toda. Quando vi minha casa cheia de água e o tanto de coisa que perdi, me deu um desespero, porque tudo foi conquistado com muito sacrifício. Chega a dar uma dor no coração”.

As famílias cadastradas estarão sendo incluídas nos programas e benefícios municipais e estaduais, de acordo com os critérios preestabelecidos.