Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura qualifica profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes

10/04/2023 15h07
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Ao longo desta semana, os conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e servidores municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), participam de um curso de formação continuada, com o objetivo de aprimorar a política de assistência social voltada para o atendimento à criança e ao adolescente no município. A iniciativa é da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA). A qualificação iniciou nesta segunda-feira (10) e segue até quarta-feira (12) no campus da UNAMA BR.

Para a coordenadora da Gestão do Trabalho da SEMCAT, Pamela de Almeida, a formação continuada é fundamental para a boa atuação da rede de proteção. “Nosso intuito é contribuir com o aprimoramento dos conselheiros tutelares e de toda rede protetiva na garantia de direitos das crianças e adolescentes, assim fazendo com que o nosso município siga avançando no âmbito do sistema de garantia de direitos".

A oficina, ministrada pela professora da Escola de Conselhos da UFPA, Vinólia Costa Vieira, contou com a aplicação de dinâmicas e práticas de trabalho em grupo, e convidou os participantes a refletirem sobre os objetivos da função, habilidades de atuação, postura profissional, compromisso e responsabilidade, as competências da rede (Educação, Saúde, Serviço Social e Segurança) e atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Durante a formação, a professora Vinólia afirmou  “Os profissionais da rede de proteção são atores de garantia de direitos, porque trabalham em um território de desigualdade social, onde há crianças e adolescentes que necessitam dos serviços de defesa, proteção e promoção de políticas públicas que respondam às garantias constitucionais”.

O conselheiro tutelar e assistente social, Alex da Silva, comentou que a formação está sendo de grande importância para o trabalho realizado no dia a dia. “Muitas vezes somos nós, os conselheiros tutelares, que realizamos os primeiros atendimentos às crianças e adolescentes. Portanto, se faz de grande importância a formação continuada para entendermos melhor como funciona a rede de atendimento e as leis, que estão em constante transformação”.

A assistente social do CRAS Guanabara, Ediene Pinheiro, agradeceu a iniciativa da SEMCAT. “A rede de atendimento na proteção e promoção das crianças e adolescentes não vem pronta, ela se constrói, e são esses momentos de conhecimento que garantem a melhoria do atendimento em toda a rede intersetorial. Então agradeço essa oportunidade de podermos aprender um pouco mais, refletir e debater sobre políticas públicas de garantia de direitos”.