Notícias
Prefeitura realiza visita as famílias atingidas pela chuva em Águas Lindas
Por Josiane Miranda (PREFEITURA)
“Eu agradeço primeiramente a Deus e em seguida ao Doutor Daniel, que veio aqui no dia da chuva, falou que iria nos ajudar e assim ele está fazendo. Então, só me resta agradecer, porque ele tem palavra”. Esse é o relato de seu José de Assis que vive às margens do canal do Toras em Águas Lindas.
Com o objetivo de entender as necessidades de cada morador que foi atingido pela forte chuva da última quarta feira (5), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) e Defesa Civil Municipal, juntamente com a Defesa Civil do Estado realizaram neste sábado (8) visitas e cadastros às famílias no bairro da Águas Lindas.
Ao todo, cerca de 17 famílias, em risco eminente, receberam a visita da secretaria junto com a Defesa Civil. Vale ressaltar ainda que mais de 200 famílias do bairro foram prejudicadas em decorrência da chuva que atingiu o município.
A secretária Marisa Lima que é responsável pela SEMCAT, falou sobre o objetivo da secretaria, “Unimos forças junto com a defesa civil do município e estado para realizarmos o cadastro de todos aqueles que foram atingidos, sobretudo para identificar aqueles com o maior risco e para isso, se faz necessário o parecer do assistente social e por isso foi solicitada a presença da secretaria. Inclusive para sensibilizar as pessoas do risco que elas estão correndo e que mesmo assim se recusam a sair”, disse Marisa.
Cinco bairros além de Águas Lindas foram atingidos, são eles, Aurá, Mariguella, Águas Brancas, Distrito, Maguari. No decorrer da semana que vem as secretarias continuarão visitando e cadastrando em cada um deles.
A Defesa Civil do município por sua vez, está nas ruas fazendo um levantamento de todas as famílias. “Estamos trabalhando arduamente junto a SEMCAT, para entender o que cada família necessita nesse momento difícil, para após isso, acionarmos as secretarias competentes”. Disse a coordenadora Cristiane Ataíde.
Para o autônomo José dos Santos, é de suma importância todo esse suporte que está recebendo da prefeitura. “Vivi um dos piores dias da minha vida, mas imediatamente a prefeitura veio até nós e recebemos todo o suporte necessário, e isso alegra meu coração em saber que estamos em uma gestão que olha com carinho para os munícipes.”, disse ele.
Vale enfatizar que na última quinta-feira (5), o prefeito do Município Dr. Daniel Santos junto ao Governador do Estado Helder Barbalho, estiveram presentes no bairro visitando a comunidade e ouvindo a população.
PROGRAMA RECOMEÇAR
O “programa Recomeçar” do Governo do Estado, ajudará as famílias do bairro da Águas Lindas atingidas pelo fenômeno natural. O programa concede benefício eventual a famílias em vulnerabilidade social, decorrente de calamidade pública e situação de emergência.
O recuso é no valor de um salário mínimo, pago em parcela única pelo banco Banpará. O valor é destinado à recomposição dos danos estruturais em moradia e/ou em bens de uso doméstico.
Na próxima semana também, a SEMCAT montará uma base em cada área atingida desde o início do ano pela forte chuva no município e assim melhor atender às famílias de Ananindeua.