Notícias
Semed amplia o debate sobre Cultura de Paz na comunidade escolar
Por Jordan Navegantes (SESAU)
A Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED) iniciou a semana com uma programação alusiva ao combate à violência nas escolas. Na tarde da última segunda-feira(3), no auditório Altimá Neves, foi realizada uma reunião com os gestores das 88 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, com a secretária de Educação, Leila Freire, o presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Rui Begot, e vereadores da cidade, além de representantes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, OAB e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), onde, dentre os assuntos abordados, estava a mobilização da comunidade escolar e da sociedade civil para a implementação de ações voltadas para a cultura de paz.
“Trata-se de uma ação contínua que já é desenvolvida no cotidiano das escolas, mas que dessa vez teve a participação de representantes políticos para debater junto com a comunidade escolar o tema. Diante de alguns casos de violência em escolas que repercutiram na mídia nos últimos dias, fizemos essa reunião mais ampla”, enfatizou Leila Freire.
A campanha “Por uma cultura de paz nas escolas” possui diversas medidas e estratégias para prevenir a violência e promover uma cultura de paz nas unidades escolares.
Segundo Ana Paula Renato, da Coordenadoria Pedagógica da SEMED, a informação e o diálogo são os pontos chaves para o combate à violência no ambiente escolar.
“Por meio dos laços colaborativos, efetivados pelo Movimento Educa Ananindeua, este é o momento de unir forças e efetivar ações que, realmente, venham trazer, para o chão da escola, ações preventivas e humanizadoras. Então, é o momento, também, de ter um diálogo direto com os pais e responsáveis pelos alunos, levando informação e conscientização sobre alguns dos cuidados que eles devem ter com os filhos. Como falar sobre o respeito ao outro, falar sobre o respeito na sala de aula e nos âmbitos escolares, bem como a importância dos pais se atentarem ao que os filhos têm feito e assistido nas redes sociais e internet”.
A SEMED informa que, via Câmara Municipal, as medidas cabíveis estão sendo realizadas conjuntamente. E que um dos intuitos da ação, debatido na reunião desta segunda-feira, é reforçar a segurança pública.
Ações Preventivas
O plano inclui diversas ações em parceria com as instituições religiosas, pois o objetivo é conseguir que o tema seja discutido com as famílias nestes espaços; com as forças de segurança, através de ações ostensivas entre Guarda Municipal, PM, MP e Conselho Tutelar.
Segundo a secretária de Educação, Leila Freire, há muito trabalho a ser feito, mas, de imediato, as ações pontuais serão tomadas. "A meta é termos essa presença (PM, Guarda Municipal…) em ronda na saída dos turnos das escolas", pontuou a secretária.
A Guarda Municipal também irá agregar a cultura de paz por meio do projeto “Anjos da Guarda”. É o que explica a Comandante Renata Risuenho.
“A Guarda vai ter um acréscimo, em sua estrutura de logística, de novas motos para contribuir no reforço das ações da ronda escolar, de modo a atender em pronta-resposta e rapidez as demandas oriundas de nossas unidades escolares. Além do patrulhamento preventivo, temos um papel social e inclusivo com o projeto Anjos da Guarda, que procura estabelecer a integração continua com a Secretaria de Educação do município, órgãos de garantia de direitos das crianças e adolescentes e os órgãos da segurança pública para, juntos, contribuírem ativamente em um enfrentamento da violência nas escolas”, finaliza a Comandante.