Notícias
Abril Azul: Saúde promove programação de conscientização sobre TEA
Campanha busca promover melhor entendimento a pacientes com transtorno do espectro Autista (TEA)
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), promove o Abril Azul, campanha que será realizada durante todo o mês para oferecer mais visibilidade à questão do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), cujo tema é: “Mais informação, menos preconceito.”
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realiza programação para informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação é realizada em alusão a Campanha Abril Azul, mês utilizado para diminuir o preconceito e promover maior inclusão e conhecimento sobre o autismo.
Pensando nisso, a SESAU organizou a programações para propagar conhecimento sobre o TEA. Durante o mês de abril acontecerão palestras, roda de conversas, atividades de educativas, entre outras atividades.
O autismo é uma condição de saúde, que pode se manifestar em vários graus e de forma única em cada indivíduo. É uma condição que afeta duas áreas do desenvolvimento, que são a comunicação social e o comportamento.
Não se sabe ainda o porquê, mas o autismo atinge muito mais meninos do que as meninas, em uma proporção de 4 para 1. As causas ainda não são conhecidas também, acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética. Alguns genes seriam responsáveis por essa condição, mas os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação. Porém, é fato que famílias com um filho autista têm mais chances de ter outro filho com o TEA.
Para a secretária de saúde, Dayane Lima, a campanha é importante para estimular o debate e as informações sobre o espectro. “Que a gente possa dar visibilidade para causa do autismo, no sentido de que a sociedade esteja cada vez mais preparada para ser inclusiva, porque a pessoa com espectro autista, ela é uma pessoa diferente, que vai pensar diferente, que vai ter comportamento diferente, então nós temos que estar preparados para incluir essas pessoas”, explicou Dayane.
Locais para atendimento:
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), possui equipe multidisciplinar, enfermeiros, psicólogos, médico psiquiatra, médico pediatra, farmacêutico e técnicos de enfermagem para atender crianças e adolescentes até 17 anos. O atendimento é em formato demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, localizado na Rua José Marcelino, nº. 531, no Centro.
O Centro Atenção Psicossocial (CAPS III), também possui equipe multidisciplinar, enfermeiros, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médico psiquiatra e técnico de enfermagem para atender adultos a partir de 18 anos. O atendimento é em formato demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, com funcionamento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, localizado na Rua Claudio Sanders, n° 2000.
Em breve, Ananindeua contará também com o Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), que já foi assinada a ordem para implantação do serviço, o centro ficará localizado na Avenida Cláudio Sanders, número 1600, no bairro do Maguari. O serviço será ofertado de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30 às 18h00. Os encaminhamentos serão feitos pelas unidades de saúde ou pelas equipes de estratégia de saúde da família.
Confira a programação Abril Azul “MAIS INFORMAÇÃO, MENOS PRECONCEITO”
18/04 – 8h às 12h:
- Palestras, rodas de conversas e dinâmicas no CAPSi, localizado na Rua José Marcelino, nº. 531, no Centro.
19/04 – 8h às 12h:
- Palestras, rodas de conversas e dinâmicas no CAPS III, localizado na Rua Claudio Sanders, n° 2000.