Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Qualificação:Programa Talento e Oportunidade conclui mais uma turma em Ananindeua

Costureiras já podem garantir a renda da família.

01/04/2023 13h36
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

O dia 31 de março, sexta-feira, foi muito especial para 9 mulheres guerreiras que vivem em Ananindeua. O motivo foi a certificação do curso de Corte e Costura, oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A cerimônia ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guanabara.

O curso faz parte do programa Talento e Oportunidade, que desde 2021 vem possibilitando a população a buscar melhor emprego ou criar a própria empresa. “O programa é uma iniciativa do nosso prefeito, doutor Daniel Santos, que tem uma visão voltada ao empreendedorismo. O intuito é qualificar os cidadãos da nossa cidade, e fornecer meios para que possam estar aptos ao mercado de trabalho e gerar renda. Eles saem daqui qualificados, prontos para colocar em prática o que foi aprendido. Tenho certeza que essa formação é apenas o primeiro passo para o sucesso de cada participante”, frisou a secretária adjunta da SEMCAT, Tamara Reis.

A qualificação foi ministrada pela professora Mirian Costa, do SENAR, a qual ensinou sobre  tipos de costura, como tirar medidas, desenho técnico e croquis, além de fabricarem bolsas, viseiras e pochetes. “Foi gratificante estar aqui e poder ensinar essas mulheres, mostrar que elas são capazes. Algumas chegaram aqui sem saber nada e estão saindo já sabendo fazer uma bolsa, outras estavam com a autoestima baixa e agora estão sorridentes, é maravilhoso ver essa transformação. Em nome do SENAR, agradeço a parceria da SEMCAT e desejo sucesso na vida de cada participante”, declarou a professora.

Eliete Doria, de 45 anos, reconheceu o valor de receber o certificado de conclusão do curso e agradeceu. “Há anos estou desempregada e isso me deixava muito triste, mas agora é só sorriso, esse certificado levantou a minha autoestima. Os planos são, me tornar uma ótima costureira e colocar em prática tudo que eu aprendi, para poder garantir a renda da minha família. O certificado significa novos horizontes e, por conta disso, agradecemos a todos que fizeram parte desta conquista. Obrigada Prefeitura de Ananindeua e SENAR”.

Com tudo o que aprendeu, Alessandra Marques, 43 anos, pensa em montar uma loja virtual. “Cheguei sem saber colocar a linha na agulha, não sabia de costura e agora sei costurar e cortar. Quero continuar aprendendo, montar uma loja virtual e ganhar uma renda extra para minha família. Isso aqui vai me ajudar bastante, porque estou desempregada. Sou muito grata à Prefeitura por me disponibilizar o curso, pois não teria condições financeiras de pagar um curso desse”, contou.

“Finalizamos o mês de março com chave de ouro, podendo mostrar para essas mulheres que participaram do curso e para todas que estiveram em alguma de nossas programações, que elas tem o seu valor e potencial para serem o que elas quiserem ser. As mulheres do nosso município são verdadeiras guerreiras”, concluiu a secretária adjunta da SEMCAT.