Notícias
CRAS Curuçambá promove ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
O mês da mulher foi comemorado com diversas ações e palestras nas unidades da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). E nesta quinta-feira (30), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá realizou atividades com os usuários da pasta, onde os participantes tiveram acesso aos serviços socioassistenciais, saúde, embelezamento, bem-estar e orientações jurídicas. O evento ocorreu no salão da Igreja Assembléia de Deus, bairro Curuçambá.
Segundo a secretária da SEMCAT, Marisa Lima, o objetivo das ações foi fortalecer os vínculos comunitários e familiares, por isso as atividades, embora voltadas às mulheres, foram abertas ao público em geral.
“Tivemos ações durante todo este mês de março, com rodas de conversas, palestras sobre os direitos e garantias das mulheres, também ofertamos serviços em diferentes áreas, por meio de parcerias. Todas as nossas atividades foram com o intuito de valorizar e reconhecer a experiência de ser mulher, e acima de tudo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por isso tivemos também a presença dos filhos e companheiros dessas mulheres que fazem parte do Serviço de Convivência”, declarou a secretária.
Durante a ação no CRAS, foram desenvolvidas brincadeiras com palavras positivas de empoderamento feminino, dança, orientações de programas, projetos e benefícios socioassistenciais ofertados pelo município e governo federal, além de atualização e inscrição no Cadastro Único, corte de cabelo, design de sobrancelhas e atendimento jurídico. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a ação também contou com agendamentos de consultas e aferição de pressão arterial.
Para a moradora Iracema Alves, de 64 anos, que há 13 anos participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, as atividades vêm sendo um momento de descontração e reencontros com as amigas, além de trazer informações sobre direitos. "Amo vir para o CRAS, pois aqui me sinto acolhida e amada. Aqui reencontro minhas amigas, rimos e conversamos sobre as coisas. Há 13 anos tem sido uma terapia para minha cabeça. Durante este mês o tema foi sobre a importância da mulher, nossos direitos. E hoje foi sensacional, tirei algumas dúvidas com as advogadas, medi a pressão, por que temos que nos cuidar, né? Também mudei meu visual, tô saindo mais bonita”.
Rosana de Nazaré comentou que há muito tempo queria atualizar o Cadastro Único. “Foi ótimo ter essa ação aqui perto de casa, porque o meu cadastro já estava desatualizado faz tempo, só que eu não tinha como ir até a sede do CadÚnico, pois não tenho dinheiro para passagem de ônibus, a situação tá muito difícil”.
A Warao Mauri Moya, que há 3 anos vive no Brasil, também aproveitou a ação para atualizar seu cadastro no Bolsa Família. “Vim para Ananindeua porque precisava alimentar o meu filho, ele chorava todo dia de fome e eu chorava junto, então vi que precisava fazer algo e aqui encontrei uma esperança. Hoje vim atualizar o meu cadastro no Cad, pois o dinheiro que recebo já ajuda a gente”.