Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua lança o primeiro programa municipal da região norte com implante dentário e odontologia digital.

30/03/2023 10h21
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

“Estou emocionado. Se a prefeitura não me oferecesse esse serviço, eu não teria condições e tão cedo não iria resolver esse caso do meu dente. Eu agradeço esse recurso oferecido pela Prefeitura. Vai ser um sorriso diferente!” Disse Francisco Pereira, de 54 anos, paciente modelo do novo programa da Prefeitura de Ananindeua, o Implante Um Sorriso.  

Seu Francisco, é o paciente zero do novo programa que a Prefeitura de Ananindeua lançará neste sábado(01), às 8h, na Unidade de Saúde Paulo Frota, localizada na Cidade Nova II, próximo à Praça da Bíblia. O programa visa ofertar implantes dentários para pacientes atendidos na Atenção Primária de Ananindeua.

A iniciativa foi criada pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) para devolver o sorriso e a saúde bucal de usuários da rede. O Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, explicou sobre a ideia do projeto. “Pensamos juntos com a Secretaria de Saúde, a ideia de promover a inclusão social. O Implante um Sorriso, é o primeiro Programa Público Municipal da Região Norte do Brasil que oferta, via SUS, implantes dentários com uso de tecnologia moderna que faz um planejamento digital do sorriso do paciente”. 

A Secretária de Saúde, Dayane Lima, explica sobre a iniciativa do projeto. “Nós sabemos que o Brasil é um país de desdentados, em Ananindeua não seria diferente. Segundo o cadastro da saúde bucal da secretaria, vimos que a população do município se enquadrava nos moldes para implantados, e então surgiu a ideia de fazer a instalação de implantes dentários para os munícipes”. 

Joeli Ribeiro, de 23 anos, também foi escolhida para ser a paciente modelo do projeto. A moça conta a felicidade de mudar de sorriso. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade, na hora que recebi a mensagem, eu pensei ser mentira. Estou muito alegre, não sei nem explicar o que eu estou sentindo porque eu vou ter um sorriso de volta, minha autoestima da mulher, eu perdi meus dentes com 14 anos”. 

Os implantes dentários são parafusos de titânio (material nobre e biocompatível) que substituem a raiz do dente. A estrutura consiste em três partes: o parafuso ou pino, inserido por meio de cirurgia; o pilar para conexão entre as partes; e a coroa ou prótese dentária, confeccionada em laboratório. “Nós faremos exames complementares. Existe o exame de hemograma completo e também será feito exames para ver a morfologia do osso, ou seja, se o paciente tem osso disponível ou não. É feito via Raio-X digital e também tomografia computadorizada para que a gente chegue no tamanho e condição exata para instalar esse implante”, explica o Cirurgião-dentista Implantodontista, Marcelo Paraguassú.

O cirurgião dentista explica ainda sobre os critérios para o paciente ser selecionado. “Os critérios são que esse paciente tenha uma saúde bucal adequada, não tenha problemas gengivais, seja livre de tártaro, livre de cárie e apresente perda de um dente a três dentes. Os números de implantes colocados serão de 4 a 6 implantes por pacientes, cada caso é um caso e vamos ajustando conforme a realidade do paciente”.

O programa irá trabalhar com Tecnologia Digital, por meio de um escaneamento intraoral, o dentista tira fotos internas da boca do paciente. Essas imagens são jogadas no computador, onde o profissional pode analisar as características do paciente minuciosamente, tudo em 3D. 

Na etapa do planejamento digital do sorriso, que o dentista faz a simulação do tratamento a ser realizado, e mostra ao paciente como ficarão os resultados.

Para participar, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e fazer uma consulta inicial com o dentista. A rede básica do município, hoje conta com 65 cirurgiões dentistas responsáveis pelo cuidado básico com a saúde bucal do usuário. “O fluxo dos pacientes atendidos para receber o implante, inicia na atenção básica de saúde, onde acontecem nas Unidades Básicas de Saúde pelos cirurgiões dentistas clínicos, a partir daí é feita uma triagem, uma avaliação para saber se esse paciente pode receber o implante, então ele é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde será novamente avaliado para saber se pode ou não receber o implante”, explica a coordenadora de Saúde Bucal, Neila Chaves. 

Critério para participar:

•​Pacientes a partir de 19 anos;

•​Pacientes com perda dentária parcial, unitária ou múltipla;

•​Pacientes residentes de Ananindeua;

•​Pacientes cadastrados na UBS;

•Pacientes com estrutura óssea adequada (quantidade e qualidade óssea suficiente para instalação dos implantes)