Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Famílias atingidas pela forte chuva recebem serviços socioassistenciais no bairro Coqueiro

28/03/2023 17h33
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

A terça-feira (28) foi de grande movimentação no Conjunto Vale Verde, no bairro Coqueiro. A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), realizou na comunidade, atendimento à população, pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),  às famílias atingidas pela forte chuva que ocorreu no dia 14 deste mês, na região metropolitana de Belém. A ação atendeu mais de 60 moradores com serviços socioassistenciais.

A secretária da SEMCAT, Marisa Lima, lembrou que a gestão municipal tem prestado toda a assistência necessária às famílias do bairro Coqueiro. “Desde o dia 14, a pedido do prefeito doutor Daniel, a nossa equipe do CRAS e Defesa Civil, não tem medido esforços para atender as necessidades dessas famílias. No mesmo dia e nos dias seguintes,  fizemos o cadastramento dos moradores que tiveram algum prejuízo por conta da água que invadiu a residência. Hoje a Defesa Civil está nas ruas, fazendo um levantamento de quem precisa receber o aluguel social e o Auxílio Emergencial Extraordinário, o que já está em andamento, e agora essa ação humanitária. Tudo feito de maneira humanizada por nossa equipe do CRAS Complexo do VI e 40 Horas”, ressaltou a gestora.


O principal objetivo da ação, foi de melhor atender os moradores afetados, pelo volume histórico de chuva que atingiu o município. Durante a atividade, foram oferecidos inúmeros atendimentos, a exemplo dos serviços e projetos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), com a realização de acolhimento, orientações e acompanhamento das famílias, através de equipes de assistentes sociais; orientação para concessão do BPC/LOAS; encaminhamentos para inclusão nos benefícios sociais; aferição da pressão arterial (PA), teste de glicemia e encaminhamentos para consultas médicas.

Na oportunidade, também teve cadastramento, atualização e recadastramento do Número de Identificação Social (NIS), para acesso ao Programa Bolsa Família, entre outros benefícios de Assistência Social dos governos federal, estadual e municipal.

Ester Santos, 48 anos, tem presenciado diariamente as ações de assistência à comunidade. “Logo após a chuva, que alagou tudo, as equipes do CRAS e Defesa Civil estiveram aqui na área prestando ajuda, nos deram orientações e falaram como seria os procedimentos, também fizeram nosso cadastro. E isso foi muito bom, porque nos tranquilizou nesse momento difícil e também mostra a atenção da prefeitura com a gente, eu perdi sofá, geladeira e fogão. E essa ação está sendo ótima, porque muitos de nós precisávamos atualizar e fazer inscrição no CadÚnico, saber mais sobre nossos benefícios”.

Jane da Silva, de 42 anos,  também comentou sobre a atenção que a prefeitura vem prestando para os moradores da área, tanto os que tiveram suas casas alagadas e os que não tiveram. “Tá sendo muito bom esse contato com a prefeitura, chegou muita gente da gestão para nos ajudar e hoje com essa ação, só temos que agradecer. Já aproveitei para atualizar o meu cadastro no CadÚnico, porque o benefício é de grande ajuda lá em casa, eu e meu marido nos encontramos desempregados”.

Amanda Cristina, de 32 anos, agradeceu a ação. “Poder ter esses serviços do CRAS e Cadastro Único, aqui pertinho da gente foi muito bom, porque assim não precisamos nos deslocar para outros lugares, principalmente eu que estou com o meu filhinho de 3 meses. Muito obrigada”.

Durante este ano, o CRAS na Comunidade será realizado também em outros bairros de Ananindeua, até o momento, mais de 600 pessoas com serviços de acolhimento, orientações sobre projetos, programa e benefícios municipais e federais, além de atualização e inscrição no Cadastro Único.