Notícias
Ação oferece serviços socioassistenciais para famílias ribeirinhas de Ananindeua
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), promoveu nesta segunda-feira (27) mais uma edição do CRAS na Comunidade. A ação foi realizada na comunidade ribeirinha Igarapé Grande, na Ilha João Pilatos, banhada pelo Rio Maguari, e reuniu mais de 60 moradores que receberam os serviços socioassistenciais da gestão municipal.
“Com o CRAS na Comunidade, o nosso objetivo é aproximar serviços públicos das famílias que residem em locais de difícil acesso (áreas rurais, periferia, comunidades quilombolas, ribeirinhas e Warao). Durante esse mês de março, já realizamos essa ação em várias comunidades e agora chegou a vez da área ribeirinha. Temos uma equipe altamente preparada e humanizada para realizar todos os atendimentos necessários”, afirmou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.
A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Curuçambá orientou a respeito de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, em âmbito municipal e federal. Além de atualização e inscrição no Cadastro Único.
“Aqui estamos promovendo a integração social das pessoas, quando levamos os serviços de inclusão e atualização cadastral para o CadÚnico, orientações sobre o benefícios assistenciais, orientações de INSS, encaminhamentos para a rede socioassistencial. Nesta ação, também tivemos orientações jurídicas, corte de cabelo e design de sobrancelhas para o público feminino, uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado este mês de março”, frisou a coordenadora do CRAS Curuçambá, Francinalva Moura.
Eliane de Sousa, de 38 anos, mora com os filhos e o marido na comunidade Igarapé Grande e comentou que levantou cedo para fazer a atualização do Cadastro Único. “É muito bom ter esses serviços, pois gastamos horas para nos locomovermos, daqui para cidade. Então assim que soube da ação, já falei para o meu marido para chegarmos cedo, hoje vim incluir a Ester, de 2 meses de vida, no meu cadastro do Cad. Esse benefício é uma ajuda para minha família”.
Francidalva Farias, de 38 anos, aproveitou para pedir orientações jurídicas. “Vim atualizar o meu CadÚnico, mas quando vi que tinha uma advogada para nos atender, aproveitei logo. Ter essas ações é tudo de bom, porque temos os serviços da prefeitura aqui, pertinho de casa, e ainda revemos os amigos. Muito bom”.
Maria da Conceição, de 46 anos, agradeceu a prefeitura Municipal. “Vim buscar orientações sobre os serviços do CRAS, aproveitei para conversar com a advogada e dar uma repaginada no visual, fiz a sobrancelha e cortei o cabelo. Vou chegar diferente em casa, sabendo mais sobre os meus direitos e com o corte novo. Só tenho que agradecer a prefeitura”.