Notícias
Ananindeua terá o primeiro CERTEA do estado do Pará
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)
Nesta sexta-feira (24), o prefeito Doutor Daniel Santos, assinou a ordem de serviço para a implantação do Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista, que será o primeiro CERTEA do estado do Pará. “A gente que sempre luta muito pela inclusão social desde que assumimos o cuidado do nosso município, assumimos também o cuidar das minorias. Assim que inaugurarmos o nosso CERTEA, já partimos para outra demanda que é a reforma do nosso CAPSi, lembrando que uma coisa não exclui a outra. Nosso centro será referência no estado para tratamento de pessoas com TEA, pois será o primeiro do estado do Pará, e isso mostra mais uma vez Ananindeua como sendo protagonista para nosso estado, e sendo exemplo para outros municípios”, reforçou o prefeito de Ananindeua.
No evento, cerca de 20 as crianças e adolescentes que são acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicosocial infantil (CAPS i), marcaram uma tela com suas mãos, simbolizando também a assinatura para a implantação do CERTEA Ananindeua.
“Estou muito feliz com o evento de hoje, principalmente porque tenho duas crianças autistas na minha família, e eles vieram representar os autistas do CAPSi. Para nós, é uma alegria tudo o que está acontecendo para as crianças com TEA de Ananindeua”, comemorou dona Gracimar Araújo, que é avó de Ricardo e Yann Gabriel.
Os pequenos Ricardo e Yann Gabriel são primos e ambos têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), eles fazem acompanhamento no CAPSi e estiveram no auditório da ACIA para participar do evento de assinatura de Ordem de Serviço para a implantação do Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA). “O novo CERTEA é muito importante, pois vai ajudar os meninos em muitas coisas, porque algum serviço específico não tem no CAPSi, e como ficam próximos, eles farão acompanhamento lá também”, finalizou a avó dos meninos.
A Secretária de Saúde, Dayane Lima, explicou sobre a divisão e infraestrutura do novo CERTEA. “Em nosso novo espaço teremos sala de estimulação intelectual infantil, sala de estimulação intelectual adolescente, sala de psicomotrocidade, sala de reabilitação física, além da recepção e área de piscina, tudo isso para atender essas crianças e adolescentes que precisam desse cuidado e atenção no seu tratamento”.
O CERTEA Ananindeua será o primeiro da região metropolitana do Pará. A diretora do centro, Daniella Gonçalves, falou sobre a expectativa para iniciar esse trabalho. “É um sentimento de muita gratidão poder fazer parte desse trabalho tão grande, só se faz por e com amor. Estamos com o coração com muita expectativa, para receber não só esses usuários, mas a família, pois entendemos que a reabilitação é um contexto, o ser humano inserido em tudo que o envolve, então assim muita gratidão e ansiedade. E estamos aí para colocar a mão na massa”.
Com isso, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), avançará nos cuidados com crianças e familiares do espectro autistas. O CERTEA contará com fisioterapeuta, médico ortopedista e psiquiatra, enfermeiro, técnico em enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista, pedagogo, psicopedagogo e educador físico.
Pacientes com TEA encontram atendimento, através dos pediatras nas Unidades Básicas de Saúde, além dos profissionais psicólogos e psiquiatras que atuam na Equipe Multiprofissional de Atenção Primária a Saúde. E, de acordo com a necessidade, são encaminhados para profissionais especializados na média complexidade tais como psicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, nutricionistas, nas Policlínicas do município, bem como atendimento de casos graves no CAPS i.
O objetivo do CERTEA é manter o atendimento dessas crianças que já são acolhidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS i), e agregar novos serviços e atendimentos a esses e aos novos usuários. Atualmente, a Prefeitura já possui inúmeros serviços e projetos, desenvolvidos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, voltados à pessoa com Transtorno Espectro Autista (TEA).
Como receber atendimento
Os encaminhamentos serão feitos pelas unidades de saúde ou pelas equipes de estratégia de saúde da família. As crianças de Adolescentes já atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi), serão encaminhadas pelo mesmo.
O CERTEA Ananindeua será localizado na Avenida Cláudio Sanders, número 1600, no bairro do Maguari. O serviço será ofertado de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30 às 18h00.