Notícias
Rede Municipal de Ensino de Ananindeua conclui semana de aprendizados sobre a água
Crianças aprendem sobre a questão da preservação ambiental
Por Jordan Navegantes (SESAU)
A última quarta-feira, 22 de Março, foi o Dia Mundial da Água, uma data necessária para enfatizar a importância desse recurso natural para a manutenção de ecossistemas e da vida, além sobre os cuidados que deve haver com ela. Na Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME), diversas unidades escolares abordaram as temáticas sobre a água não somente na referida data, mas ao decorrer de toda semana.
A exemplo da UEI Pequenos Ananis (Unidade Escolar Infantil), localizada na Cidade Nova, em que todas as turmas desenvolveram trabalhos voltados para a temática da água entre os dias 20 e 24 de Março de 2023.
“Na minha sala de aula, nós abordamos as utilidades da água no cotidiano. Para o que ela serve? Quais os cuidados que devemos ter com a água para preservá-la? A preservação, a não poluição e o uso correto. As crianças trabalharam a semana toda com este projeto e nesta sexta-feira, 24, nós estamos fazendo nossa culminância em toda a escola”, explica a professora Andrezza Albuquerque, da turma Pré-I D na UEI Pequenos Ananis.
Na dinâmica realizada, a pedagoga explicou o assunto com reflexões sobre a água e pediu que cada aluno da turma desenhasse variadas utilidades da água. Henrique Lorenzo, de 4 anos e aluno de Andrezza, pontuou: “a água pode ser usada para regar plantas, tomar banho, escovar os dentes e também para meu papai fazer a barba, para minha mãe fazer o almoço”.
Como cuidar de nossas águas?
Essa foi a pergunta e provocação feita pela professora Lígia Pinheiro com seus alunos da turma Pré-II D. “Foi trabalhado com as crianças a questão da preservação ambiental, de não jorrar lixo nas águas. Quando for à praia, recolher seu lixo, entre outras atitudes cotidianas que podemos e devemos ter”, explica.
“Eu quis que os alunos tivessem uma experiência. Coloquei óleo e várias coisas misturadas na água para que eles tivessem a sensação de como fica a água suja, poluída. O que fez os alunos ficarem sensibilizados com o que acontece, na prática, em muitos rios”, finaliza a docente.