Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Ananindeua iniciará obras de implantação de Novo Centro para autistas

22/03/2023 11h39
Por Bárbara Matoso (PREFEITURA)

As crianças e adolescentes autistas de Ananindeua terão um novo espaço para receber atendimento multidisciplinar especializado. Nesta sexta-feira (24), às 8h30, na Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA), o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, assinará a ordem de serviço que dá início às obras de implantação do novo Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA).

“O objetivo do novo centro é garantir o cuidado integral e qualificado dos serviços nos atendimentos às pessoas com deficiência física e/ou intelectual, e deverá estar centrado na produção da autonomia e na participação efetiva destes usuários na construção de projetos de vida pessoais e sociais”, disse o prefeito Doutor Daniel.

A diretora do novo CERTEA, Daniella Gonçalves, explicou que a implantação do centro trará mais qualidade de vida e desenvolvimento aos pacientes. " A equipe técnica de Saúde está elaborando um protocolo do serviço para atender a população autista no novo Centro. Os atendimentos serão baseados em uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar, envolvendo a equipe de profissionais, os assistentes pessoais e os familiares nos processos do cuidado", complementa a diretora.

Com isso, A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), avançará nos cuidados com crianças e familiares do espectro autistas. O CERTEA contará com fisioterapeuta, médico ortopedista e psiquiatra, enfermeiro, técnico em enfermagem, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista, pedagogo, psicopedagogo e educador físico. 

" O município dará um grande passo na atenção da saúde mental às crianças e jovens com autismo. Esse novo espaço especializado para todos aqueles que carecem deste serviço, proporcionará mais qualidade de vida para estas pessoas", reitera a Secretária municipal da Saúde, Dayane Lima.

FLUXO DE ATENDIMENTO

Pacientes com TEA encontram atendimento, através dos pediatras nas Unidades Básicas de Saúde, além dos profissionais psicólogos e psiquiatras que atuam na Equipe Multiprofissional de Atenção Primária a Saúde. E, de acordo com a necessidade, são encaminhados para profissionais especializados na média complexidade tais como psicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, nutricionistas, nas Policlínicas do município, bem como atendimento de casos graves no CAPS i.

O objetivo do CERTEA é manter o atendimento dessas crianças que já são acolhidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS i), e agregar novos serviços e atendimentos a esses e aos novos usuários. Atualmente, a Prefeitura já possui inúmeros serviços e projetos, desenvolvidos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, voltados à pessoa com Transtorno Espectro Autista (TEA). 

Como receber atendimento

Os encaminhamentos serão feitos pelas unidades de saúde ou pelas equipes de estratégia de saúde da família. As crianças de Adolescentes já atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi), serão encaminhadas pelo mesmo.