Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura realiza curso de formação continuada aos profissionais da área de garantia de direitos do município

20/03/2023 19h36
Por Rosane Linhares (SECULT)

Para aprimorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e servidores municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA), deram início ao curso de formação continuada, aos profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, na manhã desta segunda-feira (20). As aulas seguem até o dia 23 de março na UNAMA BR.

Segundo a secretária da SEMCAT, Marisa Lima, o curso acontece regularmente e integra o planejamento estratégico da pasta, para potencializar a qualidade dos serviços ofertados ao público infanto-juvenil de Ananindeua. “Desde o início da gestão, o prefeito doutor Daniel, firmou o compromisso na formação e no aprimoramento dos trabalhadores, principalmente os profissionais que atuam na garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes, para que assim possam desenvolver seus trabalhos com mais qualidade, e tenham total domínio sobre suas atribuições, e na proteção e promoção do público infanto-juvenil. Esse foi o primeiro curso que realizamos este ano e ainda teremos mais futuramente”, ressaltou a secretária.

A coordenadora da Gestão do Trabalho da SEMCAT, Pamela de Almeida, legitima com o entendimento de que, servidores e conselheiros qualificados são mais eficientes em suas funções laborativas. “As formações continuadas são importantes ferramentas para o preparo dos servidores e Conselhos Sociais, pois fortalece a nossa rede municipal. São eles que desempenham o papel na fiscalização, proteção e promoção de melhoria na gestão pública. Durante os dias do curso, vamos poder trocar conhecimento sobre os trabalhos já realizados em Ananindeua, conhecer a natureza das ações de cada colega, além de poder aprender mais a fundo sobre a garantia de direitos do público infanto-juvenil”, frisou.

O encontro teve como tema “Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e o papel do Conselho Tutela”. As aulas foram administradas por Vinólia Costa Vieira, professora da Escola de Conselhos da UFPA, a qual afirmou que, a partir do momento que o trabalho envolve o público infanto-juvenil, todos devem ser agentes na promoção e na garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Para Adriana Clícia, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a expectativa é aprender mais, e entender onde ainda precisa melhorar na função que exerce no município. “Parabenizo a gestão por esse curso, pois aqui vamos poder trocar experiências e conhecermos mais sobre a rede municipal socioassistencial, espero sair daqui com um olhar mais amplo e com mais conhecimento, para poder ajudar as crianças e adolescentes de Ananindeua”.

O conselheiro tutelar, Tiago Sales, agradeceu a oportunidade. “Esse está sendo um momento ímpar para nós, pois todo o conhecimento é bem-vindo. É de extrema importância estudarmos o sistema de garantia de direitos, porque ele não é estático, está sempre em movimento com suas particularidades, sempre temos que olhar as crianças e adolescentes conforme o seu contexto. Creio que a professora vai nos ajudar bastante como devemos acolher, e proteger as crianças e adolescentes. Só tenho que agradecer ao nosso prefeito doutor Daniel, e a secretária Marisa, em proporcionar mais esse momento aos conselheiros tutelares de poderem estar se qualificando”. 

O município pretende continuar, por todo o ano de 2023, as formações continuadas sobre as redes de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.