Notícias
Alunos de Ananindeua voltam às aulas nesta segunda-feira
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
“Sete mil alunos voltam à escola neste primeiro momento”
“A escola está tendo os devidos cuidados, tô confiante, se Deus quiser, eles retornarem tá sendo importante para eles, porque eles precisam disso, a gente tem que fazer esse esforço, vai dar tudo certo!”, comemorou a dona de casa Elisangela Pires, mãe de um aluno do 6º ano, de 10 anos. Ele foi um dos cerca de sete mil estudantes, que voltaram nesta segunda-feira, 24, às atividades escolares em dezesseis unidades educacionais, previstas inicialmente no retorno escalonado às aulas presenciais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão 202 dias de aulas. Durante toda a manhã, houve uma grande movimentação nas 16 escolas, de alunos, pais e responsáveis. O clima era de confraternização e de reencontro os colegas, todos com uso de máscara e com distanciamento social. “Está sendo bom! A aula presencial é bem melhor porque dá pra gente interagir e fazer um monte de coisa legal. Antes, no on-line, não dava para interagirmos com os professores, com a volta melhorou! Gostei de estar escola”, comemorou o aluno do 7ª ano, Danilo de Sousa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, no Levilândia.
A Escola José Maria Moraes e Silva adotou todos os protocolos de higienização para ter um acolhimento seguro dos estudantes. A presença do alunado na instituição de ensino ajuda no desenvolvimento educacional e na construção social, com incentivos na socialização entre as pessoas, é garantia de uma sociedade mais justa. “Estou gostando dessa escola. Porque essa escola está com maior cuidado de higiene, dando uma maior atenção para os alunos, então se Deus quiser vai dar tudo certo. Para o meu filho é muito importante esse retorno, já estava com muita saudade de estar na escola”, completou dona Elisangela Pires.
Hoje, cerca de 7 mil estudantes voltaram às escolas do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e todas as etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por conta dos índices de contaminação da Covid-19, na Região Metropolitana de Belém, a volta será de forma gradual e escalonada, conforme o calendário de cada unidade de ensino, respeitando os protocolos de biossegurança, sob orientações das autoridades da saúde. Neste primeiro momento, voltam às aulas presenciais os alunos com idade acima de 12 anos, já vacinados com pelo menos a primeira dose, conforme salienta o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid-19 é obrigatória e servirá para proteger tanto os alunos quanto os profissionais da educação básica.
A diretora da escola José Maria Moraes e Silva, professora Pamella Cascas, explicou que “a importância da volta é a questão da afetividade, os alunos estavam muito tempo fora da escola, eles gostariam de retornar, muitos vinham aqui pedir, os pais também. Essa volta é feita com a biossegurança, álcool em gel, da aferição de temperatura, uso de máscara, os alunos trazerem a sua garrafinha. O chão da escola é a melhor coisa para a gente, tanto professor quanto o aluno, estar aqui pra ajudar no desenvolvimento melhor”, disse a gestora.
Tecnologia - Além das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará para os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino aulas pela TV, através do Movimento Educa Ananindeua, no canal 47.1, nas plataformas digitais e aplicativos de celular. Essas ferramentas são suportes pedagógicos que complementam o trabalho do professor em sala de aula. Os estudos pela TV vão ao ar de segunda a sexta, a partir das 7h30 da manhã.
“Hoje o retorno remoto através do EducAnanaindeua TV para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A volta ao presencial é observando os protocolos de biossegurança, de forma escalonada, inicia o retorno hoje, os alunos do fundamental com cinquenta por cento da turma, em dias alternados e EJA com 100% das turmas”, destacou a secretária de Educação, professora Leila Freire.
Biossegurança - Selo Escola Azul - A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está implantando nas escolas da Rede Municipal de Ensino, desde o ano de 2021, o Programa “Selo Escola Azul”, que visa convalidar a organização escolares da Rede Municipal de Ensino (RME) a implantar os protocolos de biossegurança, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de forma satisfatória em um ambiente em condições sanitárias adequadas.
Cronograma -
1º - fase de 24 a 28 de janeiro
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) - 50% das turmas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 100% das turmas
2º fase de 31 de janeiro a 4 de fevereiro
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) - 100% das turmas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 100% das turmas
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) - 50% das turmas
3º fase de 7 a 11 de fevereiro
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) - 100% das turmas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 100% das turmas
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) - 100% das turmas
Educação Infantil (pré-escola) - 50% das turmas
4º fase de 14 a 18 de fevereiro
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) - 100% das turmas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 100% das turmas
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) - 100% das turmas
Educação Infantil (pré-escola) - 100% das turmas
Educação Infantil (maternal 1 e 2) - 50% das turmas
5ª fase 24 de fevereiro
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) - 100% das turmas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 100% das turmas
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) - 100% das turmas
Educação Infantil (pré-escola) - 100% das turmas
Educação Infantil (maternal 1 e 2) - 100% das turmas