Notícias
Feira da Cidade Nova 6 será revitalizada ainda neste ano
Por Elck Oliveira (PREFEITURA)
O prefeito Doutor Daniel Santos e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apresentaram, na tarde desta sexta-feira (21), aos feirantes e trabalhadores da Feira da Cidade Nova 6, o projeto de requalificação do espaço, encabeçado pela gestão municipal. Segundo o prefeito, a ideia foi apresentar a concepção da obra, ouvir as ponderações dos feirantes e, posteriormente, com a elaboração do projeto executivo, uma nova rodada de conversas acontecerá. Ao todo, mais de 160 feirantes ocupam, atualmente, a Feira da Cidade Nova 6.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ivelani Neves, a Sedec realizou um levantamento dos feirantes que trabalham na Feira da Cidade Nova 6 e das atividades de cada um. “Nós identificamos setores como hortifruti, armarinho, venda de peixe, entre outras, mas o que predomina hoje é a venda de farinha. Entender isso é fundamental para que possamos elaborar projetos que atendam as necessidades de cada feira. Quando estiver pronta, sem dúvida, essa obra vai mudar a vida desses feirantes, aliás, não só dos feirantes, mas de toda a população, porque teremos uma feira organizada, setorizada e com um espaço muito bonito, o que, certamente, vai atrair muito mais clientes e aumentar a renda desses trabalhadores, que é um dos objetivos da gestão municipal”, frisou.
A secretária também destacou o trabalho de capacitação dos feirantes, que já está sendo realizado pela Sedec e que já levou qualificação para os feirantes do Distrito Industrial. Em breve, a qualificação chegará a todas as 13 feiras e mercados existentes hoje em Ananindeua. “Esses cursos envolvem desde a manipulação do alimento, até a questão da gestão financeira e a formalização do MEI (Microempreendedor Individual). Então, vamos trabalhar todos os aspectos da atividade dos feirantes. Já capacitamos 110 feirantes do Distrito Industrial e isso vai chegar a todos, pois, em média, temos cerca de 2.500 feirantes no município”, detalhou.
O projeto, apresentado aos feirantes da Cidade envolve a reforma do piso, instalação e melhoria na parte elétrica, padronização dos boxes, além da implantação de áreas de convivência, com mesas, cadeiras e paisagismo. Serão criadas também a área de estacionamento e bicicletário, banheiros masculino, feminino e para PNE (Portadores de Necessidades especiais), entre outras melhorias. “A gente espera que a Feira da Cidade Nova 6 se transforme em algo parecido com o Mercado Central de São Paulo, essa é a nossa inspiração. Com os projetos executivos prontos, voltaremos aqui novamente para apresentar, ouvir as ponderações dos feirantes e partir para a licitação, que esperamos, aconteça ainda neste primeiro semestre”, destacou o prefeito Doutor Daniel Santos, acrescentando que a obra deverá ser feita integralmente com recursos próprios da Prefeitura de Ananindeua.
Esperança - A feirante Jane Lobão, 46 anos, trabalha com costura e confecções na Feira da Cidade Nova 6 e ficou animada com as melhorias previstas para o espaço. “Tenho uma expectativa maravilhosa com relação a esta feira. Esse projeto me encheu de alegria porque todo profissional quer o seu empreendimento localizado num espaço bom. Estou super feliz com a proposta e tenho certeza de que a Prefeitura de Ananindeua vai realizar o nosso sonho”, pontuou, lembrando que, hoje, os feirantes sofrem com as inundações e alagamentos. “Eu já tive prejuízo com isso, por isso, espero que a obra venha depressa”, finalizou. “A reunião foi produtiva, nós tratamos da adequação do lugar para proteger do sol e da chuva. Nosso papel, enquanto administração pública, é ouvir as necessidades da população. E, no caso dos feirantes, queremos dar todo respaldo e apoio que precisam. Disse o Secretário Municipal de Saneamento e Infraestrutura, Paulo Macedo.
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Ananindeua vem dando uma atenção especial às feiras e mercados do município. A administração já entregou a Feira de Pescado do Paar toda revitalizada e, na próxima semana, vai inaugurar o Mercado Central, que passou por uma reforma geral. A Feira da Cidade Nova 4, no bairro Jaderlândia, está em obras, e, na semana passada, a Prefeitura apresentou aos feirantes o pré-projeto do novo Mercado do Elo, no bairro do Distrito Industrial.