Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura realiza palestra sobre “Janeiro Branco” com servidores municipais

20/01/2022 11h14
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)

Como cuidar da mente é parte importante para uma vida mais tranquila e saudável, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), aderiu à campanha “Janeiro Branco” e promoveu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santana do Aurá, em Águas Lindas, palestra para os servidores públicos municipais com o tema “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida de si e do próximo”.

A coordenadora do CRAS, Zuliene Martins, destacou a importância da participação de todos nas atividades da campanha. “Esse é um tema que precisa de envolvimento, pois cuidar da nossa saúde mental pode ser o primeiro passo para a resolução de algumas dificuldades enfrentadas em nossos dias”, afirmou.

A “Janeiro Branco” tem como alguns de seus objetivos chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e Emocional nas vidas das pessoas, além de aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar os servidores pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem saúde Mental e saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor.

Rosilene Reale, psicóloga do Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III de Ananindeua, apresentou o tema ao público, mostrando que os transtornos mentais pode afetar qualquer pessoa, em diferentes fases da vida, e que o mais importante para que o diagnóstico seja feito com antecedência, é quebrar os preconceitos que ainda cercam o tema. “É fundamental que os coordenadores estejam atentos e procurem manter um ambiente de trabalho saudável, respeitando os limites dos colaboradores para evitar o desgaste emocional dentro da equipe,a empatia é a base de tudo”, afirmou.

A psicóloga também pontuou como identificar os primeiros sintomas dos transtornos psicológicos, reconhecendo elementos que podem desencadear as doenças mentais, como fatores genéticos, biológicos e psicossociais e até mesmo o ambiente de trabalho, que pode contribuir de forma decisiva para o início ou agravamento dos quadros de saúde. 

“Fomos criados com a premissa de que temos que ser fortes, seguir em frente, superar. Mas nem sempre é assim. É preciso difundir o entendimento de que muitas vezes não é possível dar conta de tudo. Os casos de depressão e ansiedade não são resolvidos apenas com força de vontade e isso deve ser levado em consideração no ambiente de trabalho, principalmente neste período de pandemia. Para isso deve ser iniciado um tratamento psicológico ou psiquiátrico, e acabar com esse tabu”, defende a psicóloga.

A servidora Márcia Paixão, apoiou a iniciativa da secretaria. “Esta ação é muito importante. Há alguns anos tive depressão e foi um momento muito difícil pra mim, principalmente para entender que precisava de ajuda. E poder falar tão abertamente sobre saúde mental, com informações relevantes para que possamos superar nossos conflitos, é muito bom”, disse . Para a secretária da Semcat, Marisa Lima, é fundamental falar de Saúde Mental com os servidores, para que eles possam estar bem para cuidar ainda melhor das pessoas que necessitam.