Notícias
Ananindeua tem o segundo melhor índice de IOEB na região metropolitana
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)
Segundo levantamento feito pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) de 2021, vinculado à Comunidade Educativa (CEDAC), Ananindeua é o 2º município da Região Metropolitana de Belém com melhor oferta de educação integrada, com participação de instâncias do poder público e da sociedade. Enquanto a média estadual no ano passado ficou em 4.2, a nota de Ananindeua foi acima deste patamar: 4.4, e conseguiu ficar empatada com Belém. Vale ressaltar que a nota do Ioeb de Ananindeua foi 3.8 em 2017, 4.0 em 2019 e com tendência de alta.
O investimento em educação ao longo do ano de 2021 é refletido em números positivos, que garantem a qualidade das escolas da Rede Municipal. No ano passado, a qualidade do ensino em Ananindeua ficou acima da média estadual de 4.2. “A prefeitura faz investimentos na manutenção das escolas, na recuperação da estrutura física, aparelhamento, valorização dos profissionais da educação e no aumento do tempo pedagógico em cada escola. Isto porque queremos que os alunos, já matriculados na rede pública municipal e aqueles que a procuram, tenham excelentes oportunidades de educação. E nos orgulha Ananindeua já está entre os municípios que melhor ofertam educação pública de qualidade”, disse a secretária municipal de Educação, professora Leila Freire.
O IOEB é provocativo à gestão pública porque leva a refletir e discutir sobre o plano municipal de educação, pois quando diagnosticadas as oportunidades em que os gestores estão ofertando, ampliam-se os marcos educacionais. Além de português, matemática e fluxo de aluno, o índice traz outros elementos para se discutir os eixos da educação básica.
A pesquisa trabalha com duas temáticas: o atual estágio das oportunidades educacionais oferecidas pela gestão pública e quais territórios estão garantindo melhores oportunidades na educação básica, e quais territórios precisam de maior esforço. A partir dessas premissas, é possível analisar e comparar como cada município oportuniza o sucesso educacional dos indivíduos.
A maior nota da Região Metropolitana de Belém (RMB) é de Benevides com 5.0; Belém está empatada com Ananindeua, com 4.4; Santa Bárbara do Pará com 4.3; Marituba com 4.0 e Santa Izabel com o menor índice, 3.9. O índice serve para diagnosticar demandas específicas de cada localidade, com diferentes instâncias, como a remuneração dos professores, a qualidade das escolas e a melhoria nos indicadores de ensino.