Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Alunos se formam na Ensino Fundamental, através da EJA

10/01/2022 13h54
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)

A Rede de Ensino de Ananindeua dispõe de 19 unidades escolares que oferecem a modalidade

Com a finalidade de mostrar que estudar é um direito e, com dedicação, é possível realizar esse sonho. A Escola Municipal de Ensino Fundamental André Avelino Piedade, na Águas Brancas, formou, na sexta-feira (07), 49 estudantes de duas turmas da 4ª etapa voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. A EJA é uma modalidade de ensino da educação básica destinada a jovens com mais de 15 anos, a adultos e idosos, que não tiveram, por diversos fatores, a oportunidade de estudar o ensino regular na idade programada, e estão na distorção série/idade. 

A história da formanda Eunice Rodrigues, 51 anos, se repete por diversos lugares. Eunice é a caçula de 13 irmãos. Como os pais trabalhavam fora, ela ficou sob a tutela das irmãs maiores de idade, já casadas. Com isso, costumava estar se mudando, revezando-se entre as casas das irmãs. Por conta desse vai e vem, Eunice só chegou até ao 4º ano, na idade certa. E aos 49 anos, voltou a uma sala de aula para, enfim, concluir seus estudos. 

“Tinha o sonho de me formar! Um sonho que eu queria muito, então conheci a escola Andrea Avelino a qual me acolheu divinamente. E ontem estar com todas as pessoas que eu amo, minha família e amigos, fazendo parte daquele momento, foi muito gratificante. Eu sou imensamente grata à escola André Avelino Piedade”, contou Eunice, emocionada. 

Eunice Rodrigues não pensa em parar de estudar e agora vai para a 1ª série do Ensino Médio. E, com a conclusão da educação básica, vai fazer um curso superior. “Pretendo fazer uma faculdade de psicologia, porque eu sinto que as pessoas nascem com talento, eu consigo passar coisas boas para as pessoas. Sinto que eu sou da área, é isso que quero para mim”, finalizou.   

A Educação de Jovens e Adultos corresponde a duas séries simultâneas, e é dividida em 4 etapas. A modalidade de ensino vem crescendo nos últimos anos, por oferecer ao aluno a flexibilização nos estudos. Atualmente, a Rede Pública Municipal de Ensino tem 2.400 alunos devidamente matriculados na modalidade.

A Escola André Avelino atende a cinco turmas de EJA (1ª a 4ª etapa), com as aulas ofertadas no turno da noite. Se durante o ano letivo um aluno se destacar ou o nível de ensino não condiz com o que ele tem, a instituição educacional aplica o teste classificatório. Caso ele consiga a nota máxima, é encaminhado para a etapa subsequente, sem ter perdas na série anterior.

O gestor Abimael  Barbosa ponderou que “essa conquista é um passo importantíssimo que eles estão dando. Vemos muitas vezes eles chegarem conosco e falar, poxa professor, eu estou aqui, mas minha família está doente, tenho que dar assistência lá, mas eu também tenho que dar atenção aos meus estudos. Porque eu quero vencer na vida. Isso para nós professores e gratificante”, disse   

A secretária de Educação, professora Leila Freire, ressaltou que a Semed trabalha para dar oportunidade a todos que queiram dar continuidade aos estudos. A secretaria acompanha esses jovens e também pessoas com maior idade, que não tiveram oportunidade na idade certa, para vencer as dificuldades do cotidiano, do dia a dia e alcançar as suas metas. Trabalhamos na perspectiva de que eles tenham todo o apoio para darem continuidade e prosseguirem aos seus estudos e, posteriormente, a uma carreira acadêmica", comentou a professora Leila Freire. 

A cerimônia foi na sede da Unidade Educacional, além da secretária de Educação, contou com a presença da coordenadora de Gestão Pedagógica, Ana Paula Renato e do Subprefeito do lado Sul  Elias Barreto.