Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura investe na manutenção e melhorias das escolas de Ananindeua

Com as 28 Ordens de Serviço, foi garantido a revitalização de 32,5% das escolas da Rede Municipal de Ensino. 

16/12/2021 19h07
Por Lucas Rocha (PREFEITURA)

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente escolar, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está com investimento na manutenção predial corretiva e preventiva de unidades educacionais. Algumas escolas não passaram por revitalização há mais de dez anos.

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o prefeito de Ananindeua, Dr Daniel Santos, junto com a secretária de Educação, professora Leila Freire, e o vice-prefeito, Erick Monteiro, assinaram mais 6 Ordem de serviços de melhorias e benfeitorias nas CMREI Gunnar Vingre; CMREI Maria Alzenira P. Canavarro; UEI Pequenos Ananis; CMREI Sebastiana Paes Barreto; UEI Semente Anani e UEI Unidos Venceremos. 

O ex-aluno Lourenço Leão, de 6 anos, filho da Cleidiane Leão, 33, esteve na assinatura da O.S. UEI Unidos Venceremos, escola que ele estudou desde 1 ano de idade. Lourenço, encerrou seu ciclo na educação infantil, agora segue para o fundamental I. A mãe dos estudante foi da educação que se filho recebeu quando  frequentou o espaço educacional

“Com a reforma vai melhorar muito a ventilação das salas, as cadeiras vão ser renovadas, será bem melhor o ambiente, isso é muito bom! A educação esse ano foi muito boa também aqui, infelizmente, meu filho já vai sair daqui, mas o período que ele passou aqui foi bom, eu gostei muito esse ano que ele teve professoras maravilhosas”, disse a  mãe.

Desde janeiro de 2021, já foram assinadas 28 Ordens de Serviços por todo o município de Ananindeua. Destas, quatro foram entregues à população - EMEF José Maria Moraes, EMEF Raimunda Pinto, EMEF Clovis de Souza Begot e a EMEF Nelson Pereira Dias, que beneficiou quase 3.200 alunos. 

O prefeito de Ananindeua, Dr Daniel Santos, ressaltou que "para a construção de uma educação melhor no município, temos a felicidade de poder mudar e melhorar a cada escola que a gente passa a sentir a vontade de ser melhor; ser melhor por cada criança que aqui estuda. Digo sempre que na qualidade de médico e agora de gestor, temos que ter uma habilidade de poder sempre se colocar no lugar do outro, poder ver cada criança feliz, é orgulhoso! E nos motivar a querer melhorar mais ainda. Daqui a pouco vamos estar entregando escolas requalificadas para cada um de vocês”, disse. 

E, 24 unidades de ensino ainda estão passando por algum tipo de intervenção predial, o prazo para o término dos serviços é o primeiro semestre de 2022. Com a conclusão das obras mais de 8.700 estudantes serão impactados com as melhorias.   

A secretária Municipal de Educação, Professora Leila Freire, disse que a meta é chegar a 2022 com mais de 30 Ordem assinadas e a graduação no parlamento municipal. "Estamos trabalhando para que estejamos em cada uma dessas entregas porque é o momento da entrega é que a festa se faz. Até o final do mês de dezembro serão 32 unidades com ordem de serviço. Nós já devolvemos à comunidade escolar para uso cinco escolas. O legislativo sempre nos acompanha nessas obras, isso é muito importante, e nós agradecemos!”, comentou. 

Todas as instituições de ensino, tanto as reinauguradas quanto as que ainda estão como obras, passaram por requalificação predial e estrutural e modernização dos espaços: a secretaria, Sala dos professores, Diretoria, cozinha, depósito de merenda, depósito de material de limpeza, banheiros, Salas de aulas, laboratório multidisciplinar, novo reservatório de água, berçário, fraldário, pintura e telhado. 

A Rede Municipal de Ensino possui 86 unidades educacionais, que atendem desde a educação infantil, com maternal, pré 1 e 2, ao ensino fundamental (1 ao 9 ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de oferecer salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE)