Notícias
Espetáculo de Natal O Quebra-Nozes emociona e encanta público
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
Com os olhos fixos no palco e com sorriso no rosto, crianças, adultos e idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua se emocionaram ao assistir uma das mais belas e tradicionais histórias do Natal, o espetáculo “O Quebra-nozes”. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), ocorreu na última sexta-feira (17) no ginásio da Usina da Paz, no bairro Icuí, e levou a magia do Natal às famílias.
Nicolle Moura, de 12 anos, que faz parte do CRAS Curuçambá, nem piscava durante todo o espetáculo. “Amei tudo. Todas as danças, principalmente as bailarinas, nunca tinha participado de um espetáculo assim”.
“Estou achando maravilhoso, não conhecia a história do quebra-nozes e estou encantada. É tudo muito encantador”, contou a aposentada Osvaldina Silva, de 75 anos, do CRAS Distrito Industrial.
O espetáculo foi sobre a transição da infância para a adolescência, no qual narrou por meio de dança e muita magia, a história de Clara, que na noite de Natal ganha um presente mágico, o Quebra Nozes. Numa brincadeira os primos de Clara quebraram o brinquedo a deixando muito triste.
Mas o que ela não sabia é que seu brinquedo era mágico e na noite do Natal ele ganhou vida. Clara fica emocionada, e ele a leva por diversos mundos mágicos com destino a Terra do Natal e ao encontro do bom velhinho, o Papai Noel.
O elenco, formado por crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos nos dez CRAS do município, teve o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, diz a secretária da Semcat, Marisa Lima. “O objetivo desse espetáculo foi mais do que mostrar os talentos desenvolvidos e o trabalho realizado pelos nossos facilitadores dentro dos 10 CRAS de Ananindeua, foi, principalmente, promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Com o evento, também mostramos a potencialidade dos idosos, que eles podem ser úteis em qualquer fase da vida”, pontuou a secretária.
Dona Maria das Graças, de 70 anos, do CRAS Guanabara, disse que participar do espetáculo foi muito mais que uma apresentação, foi se sentir útil, cuidada e amada. “Foi muito bom toda a nossa trajetória até chegarmos aqui. Foi maravilhoso. Durante os ensaios, pude fortalecer as amizades e sentir o cuidado da equipe da Semcat com a gente. Dancei bastante! Estou muito feliz”.
A Renata Vitória, de 9 anos, do CRAS Santana do Aurá, contou da emoção em participar do espetáculo de Natal. “Meu Coração tava batendo forte de ansiedade para me apresentar logo. Agora tá disparado de alegria. Foi muito lindo. Gostei muito de ensaiar para a apresentação, principalmente por ter conhecido as meninas da dança. Amei”.
O prefeito doutor Daniel ressaltou a importância de celebrar o Natal na cidade. “Sei que passamos um ano extremamente difícil por conta da pandemia, mas nunca perdemos a fé e a esperança de construir uma Ananindeua melhor, mais justa e mais humana. Que tenhamos um Natal maravilhoso e iluminado, que o próximo ano seja de muita prosperidade, paz, harmonia e amor. Tenham certeza de que em 2022 vamos continuar trabalhando da mesma forma para construir uma Ananindeua melhor para todos”, afirmou o prefeito doutor Daniel.
Durante o evento, o prefeito de Ananindeua recebeu uma homenagem das crianças do CRAS Curuçambá. A premiação foi em reconhecimento de todo o trabalho que o doutor Daniel vem realizando no município, principalmente na área da assistência social com programas e projetos voltados para a melhoria da população.
Depois do espetáculo, crianças e adultos correram pra fazer a foto com o Papai Noel e entregar suas cartinhas. Gustavo Santos, de 4 anos, com a carta na mão, não perdeu tempo e garantiu logo o seu pedido ao “bom velhinho”. “Tinha que entregar meu pedido pra ele e fazer uma foto com o Papai Noel”.
SOBRE O QUEBRA- NOZES
A criação do “O Quebra- Nozes” foi inspirada em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann. Tchaikovsky se encantou com as colorações sinistras e fantásticas que envolvem a história e compôs a música para o ballet. O resultado é uma obra repleta de fantasia e romantismo. A história se passa na Europa oriental em meados de 1800. O início da peça acontece durante uma festa de Natal. A trilha sonora que foi criada por Tchaikovsky, é reconhecida como uma das peças mais populares e famosas da música clássica.