Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

No Dia da Árvore, Prefeitura lança projeto “Anani Resgatando História"

01/11/2021 16h05
Por Redação Ascom (PREFEITURA)

Além das escolas, o projeto será implantado nas ruas, avenidas, praças e parques de Ananindeua.

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), lançaram o projeto “Anani Resgatando História", que consiste na plantação de mudas de Anani, da espécie Symphonia Globulifera, nas escolas da rede municipal e ruas do município.   

O pontapé inicial aconteceu na Escola José Maria Morais e Silva, na qual foi plantado um exemplar da Anani pelos alunos da instituição de ensino. Contou com a presença do vice-prefeito, Erick Monteiro, da secretária Municipal de Educação, professora Leila Freire, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Elival Campos, de professores e da equipe-técnica da unidade.   

O projeto tem o objetivo de incentivar a educação ambiental e formar estudantes conscientes com o planeta e com a Amazônia - local no qual estão inseridos. Visa também, mostrar a importância da manutenção das árvores, tanto espécies nativas quanto ornamentais, que está ligado a uma boa qualidade de vida.

Para o Vice-prefeito, Érick Monteiro, a integração entre as Secretaria vai beneficiar a população do município e incentivar a cultura de manutenção do espaço na qual estão inseridos.   

“Este momento é simbólico e muito importante, essa integração entre as secretarias (Semed e Sema). Com esse projeto que plantamos um pé de Anani em cada escola, faz com que a gente passe esse conhecimento para os nossos alunos, com o intuito de mostrar esse amor, esse prazer que as pessoas têm pela nossa cidade de Ananindeua. A gente percebe que as pessoas gostam de viver aqui, mas temos que cuidar mais do nosso meio ambiente, precisamos resgatar esse sentimento e cuidar das nossas florestas porque é preciso ter essa conscientização, nós moramos na Amazônia e isso nos dá um orgulho muito grande”, finalizou o vice-prefeito.

A ação que pretende resgatar a memória histórica e ambiental do município, será implantada em todas as 108 escolas da rede, nas vias urbanas, parques e nas praças.

A secretária de Educação, Leila Freire, chama a comunidade escolar a conservar o meio ambiente e a unidade educacional, com finalidade de manter viva a história do nome da cidade.

"A árvore desperta o sentimento de vida e de cuidado com o meio ambiente e, acima de tudo, esta árvore é uma simbologia para todos que vivem em Ananindeua. É um momento de despertar nos nossos alunos o amor pela preservação do meio ambiente, dentro e fora da sala de aula”, ponderou a secretária Leila.  

A aluna do 9º ano, Ketlen Rebello, 14 anos, ressalta o valor de cuidar da flora. “A preservação é muito importante, porque como todos sabem, a árvore é a base da cadeia alimentar. Ela ajuda a produzir o oxigênio e a filtrar o gás carbônico, a manutenção de rios e lagos, ajuda em tudo no planeta. A importância também de plantar a Anani, como todos sabem, foi o que deu origem ao nome da nossa cidade”, explicou Ketlen.

O secretário de Meio Ambiente, Elival Campos, reforçou o interesse de criar na população, mas principalmente no alunado, a necessidade de conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

“É uma data importante para que a gente possa trabalhar não só nas escolas como em toda a comunidade, uma mudança de postura e de conscientização com relação a necessidade da preservação do meio ambiente.  Para lançarmos o nosso projeto Anani resgatando a história e escolhemos o ambiente escolar por entendermos que nas crianças e os jovens são um solo fértil para o conhecimento", salientou o secretário Elival.  

Os espaços que serão beneficiados com a plantação de Anani, irão ganhar uma placa com QR Code: apontando a câmera do celular para o código, o usuário será direcionado para uma aba com as informações de plantio, data, espécie e nomenclatura.

 

Texto: ASCOM/PMA

Fotos: Ricardo Amanajás

Vídeo: Diego Feitosa