Ananews
ananindeua.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura Ananideua aplicou 31 mil doses da vacina Antirrábica em cães e gatos

Campanha de vacinação contra a raiva aconteceu neste sábado (11) e teve grande adesão dos moradores

13/12/2021 13h43
Por Ana Paula Serrão (PREFEITURA)

 Após uma extensa divulgação em Ananindeua, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promoveu a Campanha de Vacinação Antirrábica, destinada a cães e gatos com idade acima de três meses. A vacinação ocorreu neste sábado (11), em 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas por todo o município.


O prefeito em exercício Erick Monteiro, percorreu algumas unidades para verificar o andamento da campanha. “Fiz questão de vir aqui no posto do Júlia Seffer acompanhar a vacinação dos cães e gatos e fico ainda mais feliz pelo comparecimento da população. A ação faz parte do cronograma anual que a Sesau realiza em Ananindeua para levar a proteção aos tutores e os animais”, ressaltou.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta a vacinação anual que é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Para dona Isabel Soares, que é apaixonada pelos bichinhos, a ação da prefeitura é muito bem vinda. "A vacina é vida. Eu tenho 5 cachorros e 7 gatinhos e fico feliz quando acontece essas ações. Agradeço quem teve essa ideia maravilhosa de proteger quem a gente ama." 

Já Luciana Azevedo, que acompanha as ações da prefeitura pela rede social, assim que viu o informativo se programou para chegar cedinho ao posto de imunização. "Assim que vi o informativo da prefeitura, comecei a preparar a minha gatinha Tita e conversei com ela, disse que ela tinha que se comportar porque iria tomar a vacina e que era para proteção dela e minha. Além da Tita, tenho um cachorro chamado Bolt que também irá se vacinar."

A doença
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A transmissão ao ser humano ocorre pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.