Notícias
Prevenção da gravidez na adolescência é tema de palestra em Ananindeua.
Por Rosane Linhares (PREFEITURA)
De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de gestação na adolescência representa 400 mil casos/ano no Brasil. E segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), até novembro de 2022, a proporção de gravidez na adolescência no Pará foi de 20,38%. De um total de 81.197 nascidos vivos no Estado no ano passado, 20.575 foram de adolescentes. Embora a gravidez na adolescência venha declinando nos últimos quatro anos, visto que em 2019 foram 31.285 bebês nascidos de mães adolescentes, os números ainda são altos.
Assim, buscando reduzir esses números e conscientizar os adolescentes de Ananindeua, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), vem ao longo do ano, principalmente no mês de fevereiro, realizando ações preventivas, com palestras sobre projetos de vida e educação sexual na cidade.
“Durante todo o mês de fevereiro, período da campanha nacional de prevenção da gravidez na adolescência, temos trabalhado diariamente essa temática nos 10 CRAS de Ananindeua, através das nossas atividades com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seja com os adolescentes ou com os pais e responsáveis, pois o nosso objetivo é oferecer informações confiáveis, meios e métodos para que os adolescentes planejem e vivenciem com segurança a sua vida sexual e saúde reprodutiva, por meio da tomada de decisões responsáveis. Deixando claro que tudo tem o seu tempo certo. Essa é uma campanha que, embora seja feita em fevereiro, nós trabalhamos com ela ao longo de todo o ano”, declarou a secretária da Semcat, Marisa Lima.
Nesta quarta-feira (15), a Semcat, através do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), e em parceria com as secretarias de educação e saúde, promoveu uma programação especial com os jovens atendidos pelos CRAS, CREAS e alunos da rede pública e privada no teatro da Usina da Paz Icuí. O evento contou com palestras sobre Educação Inclusiva, Projeto de Vida, Meios Contraceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher de Ananindeua, Fabíola Medeiros, ressaltou sobre a importância da ação. "Esse espaço aqui foi maravilhoso para debatermos sobre a importância da educação na vida do jovem, em que eles tenham consciência de que podem ser o que quiserem, basta ter foco e objetivo, que com um filho eles também podem alcançar seus objetivos, mas será mais difícil. Falamos da importância na área da saúde, em que uma gravidez na adolescência pode trazer sérios riscos para a adolescente, seja por conta de um aborto clandestino ou complicações durante a gestão, levando a morte do bebê ou da mãe, deixando a mãe estéril em alguns casos, além de doenças sexualmente transmissíveis. Também mostramos a importância da paternidade responsável, que a gravidez não é só culpa da menina, mas os meninos têm a sua parcela na situação. Então o nosso intuito foi de orientar como os nossos adolescentes podem se prevenir e as consequências caso isso não ocorra”, explicou Fabíola.
Jamile Aguiar,12 anos, foi uma dos 132 adolescentes que participaram do evento. “A prefeitura tá de parabéns em nos oferecer essa programação especial. Acho que, quanto mais soubermos sobre as consequências e como nos prevenir, é melhor para não cometermos erros. Minha prima tinha 14 anos quando engravidou, e isso fez com que a vida que ela tinha planejado mudasse completamente, a festa de 15 anos dela teve que ser substituída pelo chá de bebê, ela parou os estudos e antes tinha o sonho de ter uma formação superior. O pai da criança infelizmente faleceu, e ela teve que começar a trabalhar para sustentar o filho. Hoje ela é feliz com o seu filho, mas não era o que tinha sonhado. Não quero que aconteça comigo o que aconteceu com ela, meu sonho é me formar em medicina, ser médica”, contou.
Para Wesley Monteiro, 14 anos, a palestra lhe ajudou a entender como as DSTs podem ser contraídas. “Eu não sabia como se pegava algumas doenças, como a AIDS, agora entendi a importância do preservativo, ele é a melhor forma de nos preservar. Também entendi que nós, os meninos, temos responsabilidades, por isso reuniram aqui não apenas as meninas para falar sobre a prevenção da gravidez na adolescência", comentou.
Para saber mais das programações realizadas pela Semcat, basta procurar o CRAS mais próximo da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Endereço dos CRAS de Ananindeua:
- CRAS DANIEL REIS - Rua do Sol, nº 07, Estrada do Maguari, bairro Maguari;
- CRAS COMPLEXO CIDADE NOVA VI - Conjunto Cidade Nova VI, entre WE 84 e WE 87, bairro Coqueiro;
- CRAS ESTRELA ANANIN - Rua 11, Conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas;
- CRAS SANTANA DO AURÁ - Rua São Jorge, s/n, esquina com a Rua Santo Antônio, bairro Águas Lindas;
- CRAS UIRAPURU - Estrada de Santa Fé, Conjunto Uirapuru, WE 22, Quadra 24 s/n, bairro Icuí Guajará;
- CRAS JADERLÂNDIA - Passagem Bom Jesus, nº 2000, bairro Atalaia;
- CRAS GUANABARA - Rua Oséias Silva, nº. 767 (em frente a Escola Machado de Assis) , bairro Guanabara;
- CRAS CURUÇAMBÁ - Igreja Assembleia de Deus- Rua Boa Aventura (final da linha do Curuçambá- Centro), bairro Curuçambá;
- CRAS 40 HORAS - Rua Santa Clara, nº 14, bairro 40 horas;
- CRAS DISTRITO INDUSTRIAL Rua Manoel de Souza, nº 4, bairro Distrito Industrial.