Notícias
Janeiro Branco: Alerta sobre cuidados com a saúde mental
Por Manoela Moscoso (PREFEITURA)
O Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria de Administração do município de Ananindeua (SEMAD), promoveu na manhã desta terça-feira (31) uma palestra para falar dos cuidados com a saúde mental em alusão a Campanha Janeiro Branco. O tema revisitou muitas reflexões que alertam sobre doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Para a psicóloga, Christiane Tenório, especialista em Neuropsicologia, potencializar as coisas boas e melhorar as dificuldades, gera crescimento. Mas, é preciso entender como usar as habilidades. Então, rodas de conversas ajudam. “É importante, inevitável, imprescindível a iniciativa da secretaria e que sirva de exemplo e seja seguido pelas outras esferas do poder municipal. Investir em saúde mental colhe-se resultados em todos os âmbitos: pessoal, familiar e profissional.” Entre as principais dúvidas dos servidores acerca do assunto foram: Como acolher e onde buscar auxílio.
A servidora Renata Rebouças, acompanhou a palestra e refletiu bastante sobre as mudanças de hábitos que devem ser feitas para prevenir a doença. “Essas ações sobre saúde mental são de extrema importância no local de trabalho, pois passamos a maioria do tempo trabalhando e isso ajuda na conscientização, humanização e prevenção de adoecimento dos colaboradores. A palestra me fez refletir bastante e não tenho dúvidas que vou aplicar no dia a dia”, relata a servidora.
Sobre a Campanha Janeiro Branco
Esse ano o tema da campanha é: A Vida Pede Equilíbrio! O Movimento, no primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca de suas vidas, relações; dos sentidos que possuem, passados que viveram e objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de "portal" entre ciclos que se fecham e se abrem com o símbolo da cor branca, para representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias e mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar.
Fonte: página oficial do janeiro Branco